segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SDC moderniza sistema para catálogo, empréstimo e consulta das bibliotecas da UFF

SDC moderniza sistema para catálogo, empréstimo e consulta das bibliotecas da UFF
9/12/2013
Renata Cunha

 
As constantes mudanças no campo da tecnologia estão cada vez mais aceleradas. E na gestão de acervos bibliográficos não é diferente. Atenta às novidades tecnológicas, a Superintendência de Documentação (SDC) está implantando um novo sistema integrado de gerenciamento das 26 bibliotecas da UFF. O software Pergamum reunirá, em uma só ferramenta automatizada, os serviços de catalogação (tratamento da informação e cadastro na base de dados), empréstimos e consulta ao acervo pelos usuários.
Na primeira fase da implantação, concluída em 25 de novembro, a SDC priorizou os serviços básicos ao usuário: o acesso ao catálogo eletrônico e o empréstimo on-line. Somente na primeira semana de operação do sistema, foram registrados 4.639 acessos ao catálogo e 5.682 empréstimos. A próxima etapa, de catalogação, tem previsão para ser implantada a partir de janeiro de 2014.

No planejamento também estão previstas visitas às unidades da SDC para levantamento das necessidades de reforço no treinamento, já oferecido a 60 bibliotecários, além da validação da migração dos dados pelas unidades. Isso porque os dados dos usuários do antigo sistema, o Argonauta, utilizado entre 2011 e 2013, não foram perdidos. Esse cadastro foi transferido para o Pergamum. A diferença entre os dois softwares é que o Argonauta utilizava duas interfaces diferentes, uma para o acesso ao catálogo e outra para o serviço de empréstimo; já o Pergamum integra tudo em uma só plataforma.

Para consolidar esse objetivo de modernização em suas bibliotecas, desde 2012, a SDC desenvolve o programa "Gerenciamento e proteção do acervo bibliográfico", que é apoiado por recursos do edital do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). "Os recursos vinculados ao PDI foram fundamentais para a aquisição do novo software e para a atualização de parte dos equipamentos de segurança e de informática das unidades", afirma a superintendente de Documentação, Ana Maria de Sá Couto, que destaca a parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) como fundamental para a implantação do Pergamum. 


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.