segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Arranha-céu terá uma fazenda eólica para gerar energia

Arranha-céu terá uma fazenda eólica para gerar energia 
Diogo Max, de EXAME.com
 
torre
Torre empresarial é o primeiro prédio que vai produzir a energia que irá consumir
Um arranha-céu será construído em Jacarta, na Indonésia, para abrigar a sede da Pertamina, uma empresa estatal de energia. Mas, ao invés de erguer só mais um prédio, com quase 100 andares e 500 metros de altura, a companhia teve uma ideia brilhante: criar uma torre capaz de gerar sua própria energia.
De acordo com o escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM), esse é o primeiro prédio pensado para produzir a energia que ele mesmo irá consumir. No teto do edifício haverá uma espécie de funil, que vai captar o vento e levá-lo para uma série de turbinas eólicas verticais, capazes de gerar energia.

A empresa, segundo o site da Fast Company, também estuda a possibilidade de usar energia geotérmica, tipicamente aproveitada pela Indonésia, por conta da sua cadeia vulcânica.
A super torre da Pertamina é o centro de um complexo empresarial sustentável, que vai abrigar mais de 20 mil trabalhadores, quando estiver concluído em 2020. Esse "campus vibrante", como chamam os arquitetos, também contará com outros prédios menores cobertos por painéis solares – entre eles, um auditório para shows e uma mesquita pública.
Ao mesmo tempo em que se preocupa em gerar energia, o arranha-céu foi concebido também para economizá-la. Assim, a fachada curva da super torre terá um mecanismo que vai mitigar o calor do sol, projetando sombras no ambiente de trabalho e diminuindo, por exemplo, o uso do ar-condicionado.

Fonte: INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.