segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cinema Icaraí: UFF contratará empresa para elaborar projetos básico e executivo para as obras

Cinema Icaraí: UFF contratará empresa para elaborar projetos básico e executivo para as obras 
22/12/2013

Renata Cunha
cinema-icarai
Dando continuidade ao projeto que transformará o antigo Cinema Icaraí em um espaço multiuso, a UFF abriu licitação para a elaboração de projeto básico e projeto executivo de restauração e revitalização do edifício. A concorrência foi aberta em 13 de dezembro e a abertura das propostas das empresas candidatas está marcada para o próximo dia 30 de janeiro. O orçamento para a contratação é aproximadamente de R$ 1,5 milhão.

O projeto para o Cinema Icaraí deverá incluir um centro cultural, com sala de música, cinema e salas de exposições de arte; um centro de lazer, com espaços de convivência, alimentação, recreação e espaço para ensaios e apresentações; e um centro empresarial, com salas comerciais. A área total construída é de cerca de 2.500 metros quadrados. As empresas concorrentes deverão comprovar conhecimento especializado em execução de serviços de engenharia e de arquitetura para revitalização da edificação, que é tombada pela Prefeitura Municipal de Niterói e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac).

Diretora de projetos da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) da UFF, a arquiteta Milena Sampaio explica que o termo de referência do edital de licitação fundamentou-se em um estudo preliminar feito pela equipe da Saen, que tomou como base a proposta vencedora do concurso de ideias realizado pela UFF ao longo deste ano. À proposta, foram incluídos itens obrigatórios para o atendimento a normas de acessibilidade e segurança, conforme a exigência de órgãos fiscalizadores, como o Inepac e o Corpo de Bombeiros.

“Esse estudo nos permitiu ter várias informações que serão fundamentais para a empresa que vencer a licitação. Nessa fase, realizamos reuniões com alguns dos futuros usuários do espaço, como a Companhia de Ballet de Niterói, para adequar a proposta às suas demandas e necessidades. Foi um estudo que recebeu a chancela do Inepac e foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, que tem representantes da sociedade de Niterói”, conta Milena.

Tão logo a escolha da empresa seja homologada e os trabalhos iniciados, a vencedora da licitação terá um prazo de sete meses para a realização das seguintes etapas: fase preliminar, que incluirá aspectos como pesquisa histórica e mapeamento de danos do prédio; anteprojeto; projeto básico; projeto executivo; e projeto legal, que tratará da aprovação junto aos órgãos fiscalizadores. “Por se tratar de um projeto de restauração em um prédio tombado, que tem muitas especificidades, o cronograma pode ser considerado um pouco acima da média, se comparado à elaboração de outros projetos básicos e executivos”, avalia a arquiteta da Saen.


Fonte: Escola de Engenharia da UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.