terça-feira, 26 de agosto de 2014

Entrevista do Núcleo de Mídia da Escola de Engenharia com a Coordenadora do Núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à Universidade Federal Fluminense (NuEscCTI-MB/UFF):
foto


1) Conte-nos como, quando e por que foi instalado o Escritório da Marinha aqui na Escola de Engenharia da UFF:
R: O NuEscCTI é fruto do Acordo de Cooperação Acadêmica, Técnica e Científica celebrado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) em 18 de março de 2011. Neste Acordo estava previsto que a UFF disponibilizaria o espaço físico necessário à instalação do NuEscCTI-MB/UFF.
2) Qual a relação do Escritório com o NETAV?
R: O NuEscCTI é auxiliado pelo Núcleo de Estudos Tecnológicos Avançados (NETAv) na agilização do trâmite administrativo dos projetos conjuntos, no assessoramento técnico e científico e na prospecção de tendências tecnológicas de interesse da Marinha do Brasil.
3) Qual a relação do Escritório com a Escola de Engenharia e com a Reitoria da UFF?
R: O NETAv  é subordinado à Escola de Engenharia e seu coordenador é Assessor do Reitor. A relação estabelecida é de parceria e profissionalismo.
4) Qual a relação do Escritório com a Marinha do Brasil? Vocês estão em contato constantemente? Para quê?
R: O NuEscCTI é subordinado ao Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV) e representa uma assessoria ao Diretor nos assuntos e atividades relacionadas ao Acordo de Cooperação entre a SecCTM e a UFF.
5) Qual(is) o(s) objetivo(s) do Escritório?
R: O NuEscCTI tem como propósito contribuir para o engajamento da sociedade nos assuntos de defesa, a integração entre as instituições científicas e tecnológicas e a disseminação das atividades da MB na Universidade implantando uma mentalidade marítima na sociedade civil.  Como consequência, o Núcleo contribuirá para o equacionamento das necessidades em C,T & I na MB e a captação de capital intelectual para as organizações militares.
6) Atualmente, quantos e quais são os integrantes do Escritório?
R: O NuEscCTI conta com dois integrantes; um com função de Coordenador e outro de Ajudante.
 7) Quais as funções desempenhadas por esses integrantes?
R: A equipe identifica estudos desenvolvidos na Universidade, que possam ser de interesse da MB e também traz “problemas” científicos e tecnológicos que necessitam do conhecimento instalado na Universidade para a sua solução. A partir daí, são elaborados e supervisionados os projetos de cooperação.
8) Trata-se de uma equipe restrita a apenas integrantes da Marinha do Brasil, ou alunos e professores da UFF também podem integrá-la? No caso de positivo para os alunos, é possível ser considerado como um campo de estágio para eles?
R: De acordo com o Acordo de Cooperação, a SecCTM é responsável pelos recursos humanos que compõem a equipe do NuEscCTI. Esta equipe é composta exclusivamente por pessoal da MB.
9) Em que projetos o Escritório já esteve inserido? Foram realizados em parceria com o NETAV?
R: O NuEscCTI participou de todos os projetos da parceria MB-UFF após a data de assinatura do Acordo de Cooperação. O NETAv é um setor da Universidade que auxilia na gestão da parceria e dos projetos conjuntos.
10) Em termos gerais, qual a importância do Escritório da Marinha, sediado aqui na Escola de Engenharia, para a própria Escola e para a Marinha do Brasil?
R: Para a MB, o Acordo de Cooperação significa a possibilidade de assimilar o capital intelectual da Universidade, expandindo a fronteira do conhecimento. Para a UFF, esta é uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos gerados na Universidade para os reais projetos da MB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.