Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia


Apresentação

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001 pela Abiquim, tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química, que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores.

A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, uma homenagem mais do que merecida a esse doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a Abiquim. Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da Abiquim e coordenou a Comissão de Tecnologia.

Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química.

Ao longo dos anos, cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores já foram premiados. Os trabalhos vencedores são anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), realizado entre os meses de novembro e dezembro de cada ano. 


Regulamento

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, lançado em dezembro de 2001, busca identificar trabalhos de inovação tecnológica no setor químico desenvolvidos por empresas e pesquisadores e promover a pesquisa e a inovação na química no Brasil.

Os trabalhos vencedores serão anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em 05 de dezembro de 2014, no Hotel Hyatt em São Paulo.

Após a inscrição, será enviada automaticamente uma mensagem com a confirmação de recebimento e número de registro.

O projeto ou o caso deverá ser apresentado seguindo o modelo anexo até 30 de setembro de 2014, devendo ser preenchido o formulário no site e anexado o arquivo em pdf com o projeto, limitado a cinco páginas.

São duas categorias de premiação:



Categorias

Empresas
Empresas que tenham desenvolvido no País projetos e casos de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e a um aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros.


Pesquisador
Pesquisadores que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial.


Mais de um trabalho pode ser inscrito por participante, mas é fundamental a indicação da categoria a qual se pretende concorrer.

As pesquisas serão mantidas em sigilo até a divulgação dos resultados. As íntegras dos projetos não serão divulgadas publicamente sem a autorização da empresa ou pesquisador.



Comissão Julgadora

Formada por profissionais com destacada participação no cenário da química e inovação no País.

Sua composição será publicada no site da Abiquim após o término das inscrições. Como forma de dar transparência ao processo, representantes de empresas que estiverem concorrendo ao prêmio não podem fazer parte da Comissão julgadora.



Critérios de Avaliação dos trabalhos

O projeto deverá ter sido desenvolvido no Brasil. Além disso, deve-se salientar a importância de demonstrar o potencial mercadológico e a sustentabilidade da tecnologia.

Na categoria empresa
  • Grau de inovação da empresa em âmbito nacional e internacional
  • Segurança industrial do projeto
  • Resultados econômicos do projeto
  • Impacto na competitividade e produtividade da empresa
  • Potencial de geração de receitas
  • Impacto ambiental
  • Avaliação do sistema de gestão de P&D nas empresas
    • Existência de um órgão responsável por P&D
    • Procedimentos e metodologias visando otimizar a função de P&D na empresa
    • Programas de incentivo que tenham como objetivo integrar todos os setores da companhia num processo de criação contínuo
    • Existência na empresa de:
      • Programas de treinamento voltados para a capacitação e formação de pessoal na área de desenvolvimento tecnológico
      • Mecanismos de incentivo buscando a criação de uma cultura de inovação na empresa
      • Metodologia e procedimentos para a seleção de projetos de P&D
      • Contratos de parceria com universidade e instituições de pesquisa
Na categoria pesquisador
  • Potencial de aplicação dos resultados
  • Potencial de geração de receitas
  • Formação acadêmica
  • Área de atuação


Premiação

Os trabalhos vencedores serão divulgados no Encontro Anual da Indústria Química, como o reconhecimento de sua premiação por meio da entrega de um troféu alusivo ao projeto. Na categoria pesquisador, haverá também uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000,00.

As empresas Buckman e Oxiteno são as patrocinadoras do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2014.

Veja mais informações em: http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao

 

Comentários