segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Simpósio discutirá pesquisa operacional e logística


Simpósio discutirá pesquisa operacional e logística
1º/8/2014
Renata Cunha




 







O Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha (Casnav) realiza, nos dias 6 e 7 de agosto, o 17º Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (Spolm). Este ano, o evento abordará o tema "Amazônia Azul: a pesquisa operacional na busca da eficiência logística para exploração das riquezas do pré-sal".

Considerado um dos mais importantes encontros do país nessa área, o Spolm ocorrerá na Escola de Guerra Naval, Av. Pasteur, 480, Urca, Rio de Janeiro. As inscrições on-line já foram encerradas, mas é possível se inscrever no estande de credenciamento no primeiro dia do evento, das 8h às 8h30.

O simpósio tem como objetivo aprofundar e ampliar os debates sobre a Amazônia Azul e integrar os desenvolvedores de ferramentas de apoio à decisão e logística com as organizações que constituem parte do Poder Marítimo, além de possibilitar o intercâmbio de informações entre empresas e o meio acadêmico. Pela UFF, integram o comitê científico do Spolm os professores Anibal Alberto Vilcapoma, Carlos Francisco Gomes, Eduardo Brick, João Carlos Mello, Lidia Meza, Osvaldo Quelhas, Renata Del-Vecchio e Simone Martins.

Na programação estão previstos minicursos, oficinas, debates, mesas-redondas e apresentações de artigos científicos. A expectativa é de reunir aproximadamente mil participantes dos setores acadêmico, militar, privado, de órgãos governamentais e do setor produtivo de bens e serviços.

Dentro das atividades do Spolm, ocorrerá no dia 7 de agosto o 1º Seminário Nacional de Computação Quântica e Computação Massivamente Paralela, que abordará os temas "Teoria da informação quântica", "Computação massivamente paralela" e "Acelerando pesquisas e inovação através da computação quântica". Além de renomados pesquisadores brasileiros, o seminário contará com a participação do professor Melvin Greer, chefe da equipe de cientistas desenvolvedores do primeiro computador quântico do mundo e executivo da Lockheed Martin, empresa fabricante de produtos aeroespaciais.

O Casnav coordena o núcleo do Escritório de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Marinha do Brasil junto à UFF, que funciona dentro da Escola de Engenharia, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói. A universidade e o centro de pesquisas da Marinha mantêm, desde 2011, um acordo de cooperação acadêmica, técnica e científica.
Outras informações sobre o evento em www.casnav.mar.mil.br/spolm.

--> Grade de programação do 17º Spolm.

--> Horários de apresentação de artigos acadêmicos. 

--> Programação do Seminário Nacional de Computação Quântica e Computação Massivamente Paralela.  


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.