sexta-feira, 29 de agosto de 2014

UFF disputa torneio de protótipo automotivo em Minas Gerais

UFF disputa torneio de protótipo automotivo em Minas Gerais



A expectativa dos membros da equipe é realizar uma boa competição em BH.Foto: Divulgação
A competição nacional Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste acontece em Sarzedo, Minas Gerais, de hoje até domingo com participação da equipe Tuffão Baja SAE, da UFF



Criar um carro, pensar em toda a sua concepção, realizar trabalho em equipe e disputar competições em que não se sabe quais obstáculos virão pela frente. Esse é o desafio da equipe Tuffão Baja SAE, composto por dezessete alunos da UFF e a colaboração de antigos membros da universidade na criação de um protótipo automotivo que será levado para uma competição nacional, o Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste em Sarzedo, Minas Gerais, de hoje até domingo.



O protótipo da equipe UFF é chamado de Xavier e vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado desde 2012. Isabela Vieira, líder de marketing da equipe, revelou detalhes do projeto.



“Basicamente, o Baja SAE é um protótipo automotivo, o qual o estudante tem de pensar em todo o processo de produção e aquisição de materiais, projetar e fabricar. O protótipo em si é um carro monoposto, em que apenas um piloto conduz, e a ideia principal dele é a transposição de obstáculos, ou seja, temos que enfrentar um terreno que não conhecemos e que não sabemos o que virá pela frente; a gente coloca o carro na pista e temos que ter a confiança de que o carro vai transpor e conseguir passar por qualquer dificuldade. O trabalho é realizado durante todo o ano, sendo dividido em partes como projeto, validação, fabricação, testes e acabamento. Este protótipo participou da 20ª Competição BAJA SAE Brasil em março deste ano e desde então vem sendo aperfeiçoado para esta Competição BAJA SAE Brasil – Etapa Sudeste”, afirmou ela, acrescentando ainda quais as maiores dificuldades em se desenvolver o protótipo.



“As dificuldades em se concluir um projeto como este são no projeto e na produção. Em relação ao projeto, uma das dificuldades que nós temos é construir um carro barato, leve e ágil, mas que, ao mesmo tempo, seja resistente. Isso nos leva a estudar a resistência dos materiais, a dinâmica veicular, e então vamos agregando o conhecimento da sala de aula à execução da prática do projeto. A Equipe Tuffão Baja SAE está muito otimista para esta competição”, citou.



Isabela ainda destacou o objetivo final da produção do protótipo.



“Como o protótipo é um projeto universitário, a comercialização deste não é o objetivo final. Mas a base do projeto é a ideia de fabricar um protótipo vendável, sempre preocupados com pontos como a ergonomia do projeto, desempenho, acabamento e design”, disse Isabela Vieira.

Fonte: OFluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.