terça-feira, 14 de outubro de 2014

Agenda Acadêmica 2014 é aberta oficialmente no Teatro da UFF

Agenda Acadêmica 2014 é aberta oficialmente no Teatro da UFF
14/10/2014
Renata Cunha

A Agenda Acadêmica 2014 foi aberta oficialmente no fim da tarde desta segunda-feira, 13 de outubro, no Teatro da UFF, em Niterói. Em formato mais ágil e descontraído, a cerimônia foi prestigiada pela comunidade acadêmica, que pode acompanhar a exibição de dois breves vídeos institucionais – sobre as atividades da Agenda Acadêmica e sobre o projeto Peixe Vivo, mostra de artes da UFF. Por fim, houve a apresentação das Cantadeiras do Tresfolia, grupo que mistura música, dança, poesia e encenação teatral.

O discurso de abertura foi proferido pelo reitor em exercício, Sidney Mello, que representou o reitor Roberto Salles, ausente no evento em virtude de uma agenda de reuniões em Brasília para a negociação de mais recursos para a universidade. Em sua fala, Sidney Mello parabenizou todos os envolvidos direta ou indiretamente na realização da Agenda Acadêmica, ressaltando a grandiosidade da semana, que envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão não apenas das unidades de Niterói, mas dos diversos campi fora da sede.

O reitor em exercício avaliou que o evento traduz o estágio de pleno crescimento e reestruturação que a Universidade Federal Fluminense atravessa atualmente. “A UFF tem crescido muito nos últimos anos. Por exemplo, figuramos de forma muito positiva na última avaliação do Ranking Universitário Folha. Mas, a despeito do que dizem os rankings, o cotidiano da nossa universidade mostra o quanto crescemos e o quanto temos pela frente”.

Para Mello, o ambiente de integração propiciado pelos encontros da Agenda deve servir de estímulo para fazer crescer ainda mais o espírito de coletividade dentro da UFF. “Como atual vice-reitor e futuro reitor da universidade a partir de novembro, quero reafirmar esse compromisso com todos aqui: a vontade, a motivação, a disposição de usar esses elementos de integração da Agenda Acadêmica para nos integrarmos e nos colocarmos todos de forma mais coletiva, se descolando um pouco das nossas áreas, vontades ou atividades específicas, ajudando-nos uns aos outros a construir uma universidade ainda mais forte, com uma perspectiva mais coletiva e mais inclusiva”, afirmou.

Realizada anualmente e em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Agenda Acadêmica segue com vasta programação até o dia 19 de outubro. Considerado o evento de maior relevância acadêmica para a comunidade da UFF, é resultado da integração de outras atividades que ocorriam separadamente na universidade, como Semana de Monitoria, Semana de Extensão, Seminário de Iniciação Científica e Mostra de Iniciação à Docência, dentre outras.

Apresentação lúdica das Cantadeiras do Tresfolia encantou o público

Encerrando a cerimônia de abertura, o show das Cantadeiras do Tresfolia, participantes das edições do Peixe Vivo 2012 e 2013, celebrou também o retorno das atividades da mostra ao Centro de Artes UFF, no prédio da Reitoria. Isso porque, com as obras da sede do projeto, ele vinha ocorrendo até 2013 em espaços niteroienses como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Ingá e o Solar do Jambeiro.

Extraindo sons de latas e guizos ou de instrumentos mais tradicionais como violão, teclado, flauta, tambor e pandeiro, o trio formado pelas cantadeiras Lídia Nogueira, Margarida Ferreira e Marisa Alvarenga investiu em composições fortemente inspiradas no folclore e na oralidade. Cada canção era intercalada por narrativas populares ou trechos de poemas. Elas também incluíram no repertório novos arranjos para sucessos da MPB como “Força Estranha”, de Caetano Veloso, e “Miedo”, da parceria entre Lenine e Julieta Venegas, nos quais foram acompanhadas pelo público.



Fotos: Luiza Peluso Reitor em exercício, Sidney Mello, em seu discurso de abertura
Cantadeiras do Tresfolia chegaram pela plateia

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.