quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Produza livros interativos

Produza livros interativos  
Como criar e publicar na iBooks Store um ebook cheio de recursos interativos com o uso do Author
Produza livros interativos

crédito da foto: Daniel Y. Go via photopin cc
Quem nunca quis ser escritor? Pois se você tem essa veia literária, mas nunca achou que teria dinheiro para editar e publicar seu livro, ferramentas como o iBooks Author realizam esse desejo. Trata-se de um software para Mac bem intuitivo e que permite criar livros interativos para serem lidos, a princípio, no iPad, com direito à venda da obra na iBooks Store, loja online da Apple. Confira nossas dicas para quem quer começar sua vida de escritor da era digital.

O que você precisa:
O iBooks Author não funciona em Windows nem tem versão para iPad ou iPhone. É possível visualizar os livros no tablet, mas não editá-los. Ou seja, para criar seus livros eletrônicos interativos para o tablet da Apple é preciso ter um Mac com sistema operacional OS X 10.7.4 ou posterior, com 2 GB de RAM. O software está disponível para download gratuitamente na Mac App Store.

1 - Do Word para o Author
É possível inserir documentos do processador de textos da Microsoft ou do software Pages (5.0 ou posterior) diretamente no seu livro eletrônico, como um capítulo ou uma seção. Para isso, escolha Inserir, clique em Selecionar Capítulo de Documento do Pages ou do Word e marque o arquivo desejado. Em seguida, é necessário escolher um layout para o conteúdo importado. Se você quiser manter o visual do documento, clique na caixa de seleção Preservar os Estilos de Parágrafo do Documento ao Importar.



2 - Inclua galerias de fotos
Seu livro pode ter várias imagens armazenadas em um único espaço na página – e elas poderão ser vistas ao se deslizar o dedo sobre a primeira delas. Basta incluir uma galeria. Esse recurso pode ser acionado no Author em Widgets/Galeria. Surge na tela uma caixa para a edição de recursos, como título e legenda da imagem. Para inserir os arquivos de uma vez, basta abrir o Finder, selecionar as imagens ou pastas e arrastá-las para o campo vazio da galeria. Para alterar a sequência de exibição das imagens, selecione a galeria, clique no botão Inspetor, abra Inspetor do Widget, escolha Interação e, em Arquivos de Mídia da Galeria, clique na miniatura e arraste para trocar a ordem.



3 - Tenha imagens interativas
No botão Widgets é possível encontrar outro recurso interessante do Author: o de Imagem Interativa. Selecionada essa opção, dá para inserir linhas e rótulos que servem para destacar e explicar pontos específicos da imagem. Uma vez selecionada essa função, é preciso arrastar a foto desejada para dentro da moldura, escrever o texto nos balões que surgem na tela e reposicioná-los (clicar e arrastar) de acordo com o que você pretende destacar. Você pode determinar que, ao clicar em um dos rótulos, sejam exibidas mais informações. Isso acontece ao selecionar a etiqueta, clicar no botão Inspetor, que fica na barra de ferramentas, e pressionar a aba Inspetor de Widget. Em seguida, marque Mostrar Descrições na Barra Lateral e salve.



4 - Som e vídeo
Como estamos falando de um livro eletrônico, nada melhor do que utilizar recursos como som e vídeo. O áudio pode ser inserido pelo botão Widgets > Mídia. É só escolher o arquivo de som desejado para inclui-lo. Na aba Interação do Inspetor de Widget você poderá decidir sobre a exibição dos controles na tela. Pode ser na forma de botão (símbolo de um alto-falante), barra de comandos ou até mesmo foto – neste caso, vale colocar algum texto do tipo “clique aqui para ouvir o som dos pássaros” a fim de avisar o leitor da existência do recurso. O caminho para inserir um vídeo é o mesmo: Widgets > Mídia. Escolhido o filme, o Author leva alguns minutos para prepará-lo para exibição. Em Inspetor de Widget, aba Interação, dá para configurar itens como repetição ou exibição em miniatura.



5 - Veja na tela do iPad
Não é preciso ter o livro pronto ou mesmo publicado para poder vê-lo na tela do iPad. Durante o processo de criação, você pode conferir o funcionamento na tela do tablet, o que é muito mais eficiente e interativo, com recursos como zoom ou rotação. Depois de conectar o equipamento portátil ao computador, clique em Arquivo no Author e depois em Pré-visualizar. Selecione o seu iPad na lista de dispositivos e clique no botão Pré-visualizar novamente. Pronto! Seu ebook surge na tela do tablet. O único requisito para essa operação é ter o aplicativo iBooks instalado no tablet.



6 - Como publicar seu livro na iBook Store
Seu livro está pronto? Então é hora de compartilhá-lo ou até mesmo transformá-lo em uma fonte de receita. Clique no botão Publicar do Author. Será feita uma verificação de itens. Em seguida é necessário criar uma conta de editor. São dois tipos: para livros pagos e para obras gratuitas. Feita a escolha e gerados o login e a senha, você terá acesso a uma farta documentação relacionada a detalhes para a criação de um bom livro eletrônico, com dados como formatos e tamanhos. E, por falar nisso, vale lembrar que a iBook Store só aceita obras de até 2 GB. Caso ainda não queira publicar seu trabalho, mas apenas distribui-lo para alguns amigos pela internet, clique em Compartilhar e escolha entre gerar um arquivo em formato iBooks (que mantém todos os recursos, mas só roda em Macs e iPads), PDF (sem multimídia) ou apenas texto. 
















Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.