sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Projeto da UFF desenvolve maior cobertura por videomonitoramento do Brasil

Projeto da UFF desenvolve maior cobertura por videomonitoramento do Brasil 17/10/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)


 

O Laboratório de Apoio à Gestão Municipal da Universidade Federal Fluminense foi responsável por elaborar e desenvolver o projeto técnico e acadêmico do sistema de videomonitoramento da cidade de Madre Deus, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia.
A iniciativa coloca a cidade no rol das mais monitoradas do Brasil, com a maior quantidade de câmeras por metro quadrado. Fruto de uma cooperação técnico-científica entre a universidade e a Prefeitura do município, o projeto Madre Total pretende modernizar e, ao mesmo tempo, simplificar os processos de prestação de serviços públicos.

O projeto possibilita o aumento da segurança pública com a instalação de cercos digitais por meio do uso de câmeras inteligentes. O serviço de televigilância 24 horas também terá a função de captar placas de veículos que fazem parte de algum tipo de investigação. O trabalho deve avançar com a implantação de sistemas de gestão por indicadores, além da inclusão digital com serviço gratuito de internet sem fio.

Vinte e dois quilômetros de fibra óptica interligarão as redes de dados de todos os prédios públicos municipais, garantindo maior agilidade nas informações, além de uma integração entre as secretarias. O sistema conta com 79 câmeras, 69 delas com resolução Full HD, que cobrem cinco quilômetros de área urbana, administrando a segurança, o trânsito e o serviço público da cidade.

O professor da UFF e coordenador do Madre Total, Igor Oliveira, afirma que o foco principal do grupo de pesquisas da universidade é consolidar um novo conceito de governança pública, com foco na segurança. “A área de telecomunicações da UFF foi responsável por definir qual a tecnologia adequada a ser utilizada. Criamos o projeto com o objetivo de garantir o retorno do investimento à sociedade e à Prefeitura, em especial na área da segurança pública”, disse Oliveira. 


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.