sexta-feira, 31 de outubro de 2014

UFF inaugura Rede Metronit

UFF inaugura Rede Metronit 31/10/2014
Jéssica Rocha

A Universidade Federal Fluminense inaugura a Rede Metropolitana de Niterói (Metronit) no dia 5 de novembro, às 9h, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), na Rua Professor Edmundo March, s/n, Campus da Praia Vermelha, São Domingos, Niterói.

A Metronit é uma rede urbana composta pela estrutura física de fibra ótica que prevê a interligação de instituições de pesquisa e educacionais em Niterói. O projeto visa ampliar áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes, dentre elas a UFF, o Instituto Vital Brazil (IVB) e o Colégio Pedro II.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi a responsável pela implantação da internet acadêmica no Brasil e continua na coordenação dessa iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Metronit é parte da expansão das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), as quais têm como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos pontos de presença da RNP.

Em parceria proposta pela RNP, a UFF foi a facilitadora do projeto em Niterói e autorizou a utilização da estrutura de fibra ótica da universidade, o que representa quase 70% do total de 36 quilômetros da Metronit. Com apoio da RNP, a UFF será a gestora da rede, e responsável pela sua operação e manutenção.

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao MCTI, o cabeamento existente foi renovado e ampliado para interligar as outras instituições participantes do convênio, com investimento total de R$ 1,030 milhão.

“Nosso objetivo foi criar a estrutura física para possibilitar que instituições de ensino e pesquisa possam se ligar à internet com mais velocidade, maior que a comercial, possibilitando atingir velocidades de 100MB a 1GB”, afirma o coordenador Técnico da Metronit, Leonardo Rizzo. “O projeto cuida apenas da estrutura física e não abrange conteúdo e acesso à internet”, completa.

Projetos como a Metronit já foram realizados em outros municípios do país. Segundo dados da Redecomep, 39 cidades já concluíram a implantação da rede e outras cinco estão em fase de instalação da estrutura física. Ao todo são 408 instituições de ensino e pesquisa participantes.

Outras universidades também optaram pela iniciativa de gerir o projeto, entre elas a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo, e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A instituição de pesquisa interessada em participar do projeto precisará apenas se interligar com a rede já existente e arcar com os custos do cabeamento, chamado de última milha, criando assim novos pontos.

Confira o mapa da Metronit e instituições participantes.

Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.