terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aluno da UFF publica trabalho em rede internacional de pesquisadores

Aluno da UFF publica trabalho em rede internacional de pesquisadores 11/11/2014
O estudante de Engenharia Agrícola da UFF Pablo Soares Costa teve parte dos resultados de seu trabalho de conclusão de curso publicada na rede de cooperação internacional Aliança Sanitária Sustentável (Susana, na sigla em inglês).

Susana é uma rede colaborativa composta por membros que se dedicam a pesquisas para viabilização de soluções sanitárias sustentáveis. Com a orientação do professor Marcos Alexandre Teixeira, o trabalho de Pablo focou no estudo e desenvolvimento de material para a disseminação de soluções sustentáveis para o saneamento em áreas rurais, por meio do uso de Tanques de Evapotranspiração (Tevap), sistema que tem como principal característica o baixo custo.

A pesquisa identificou as necessidades técnicas na implantação dos equipamentos para famílias de diferentes tamanhos e locais do Brasil, e desenvolveu material para o projeto dos tanques, o que possibilitou a redução dos custos do processo, orçado em aproximadamente R$ 2 mil, tendo como referência a cidade de Itabira, no interior de Minas Gerais.

O Tevap é um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes da água negra (proveniente do vaso sanitário), para produção de flores e frutas. O projeto representa inúmeros benefícios ao meio ambiente, como a minimização dos impactos com a disposição adequada do esgoto doméstico, e a prevenção de doenças, além do benefício da agricultura familiar com o plantio de culturas nos tanques, em especial de árvores frutíferas.

O interesse de Pablo pela área surgiu durante o curso, com a união entre ensino e prática. “Ao longo da graduação, as disciplinas me forneceram o embasamento teórico e, por outro lado, o estágio na empresa de saneamento onde fui efetivado me levou ao contato com a realidade do Brasil. Desse encontro, surgiu a motivação de pesquisar e buscar alternativas que pudessem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da grande população rural brasileira”, afirmou.

No entanto, o objetivo agora é levar o projeto adiante, para difusão e disseminação do sistema no interior do país. “Atualmente, trabalhamos procurando incentivos para disseminar o Tevap como alternativa sustentável para o saneamento rural no Brasil”, disse.

O trabalho completo pode ser consultado em http://www.susana.org/en/resources/case-studies/details/2102



Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.