quarta-feira, 12 de novembro de 2014

China e EUA assinam pacto de mudança climática

China e EUA assinam pacto de mudança climática
Clima Eua China  
Os dois países, maiores produtores de CO2 do mundo, se comprometem a cortar emissões até 2030


Estados Unidos e China anunciaram um tratado para reduzir drasticamente as emissões de CO2 até 2030. O acordo foi considerado como um "grande marco" pelo presidente americano Barack Obama.

Segundo o The New York Times, o tratado foi negociado nos últimos nove meses entre Obama e o presidente chinês Xi Jingping, antes de ser anunciado nesta quarta-feira (12), durante encontro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Pequim.

A China e os Estados Unidos são os dois maiores emissores de carbono do mundo e responsáveis por mais de um terço das emissões globais de CO2.

"Temos muita responsabilidade em liderar o esforço mundial no combate à mudança climática", disse Obama, em comunicado. "Esperamos encorajar as maiores economias a serem mais ambiciosas."

De acordo com o tratado, os Estados Unidos devem reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa entre 26% e 28% até 2025. A China deve atingir até 2030 o limite de suas emissões de carbono.

O país asiático também concordou com o aumento de sua parcela de energias alternativas: 20% de seu consumo primário até 2030 deverá vir dessas fontes. Atualmente, essa fatia é de menos de 10%.

A China é o principal emissor de carbono do mundo, ultrapassando os Estados Unidos em 2007.

O acordo marca a primeira vez que o governo chinês concorda em limitar suas emissões. A Casa Branca afirma esperar que o país tenha sucesso "em limitar suas emissões antes de 2030, baseado em seu amplo programa de reforma econômica, planos para combater a poluição do ar, e a implementação de um chamado para uma reforma energética."

Já os Estados Unidos deverão dobrar o ritmo de sua redução de emissões, se quiserem atingir as metas acordadas.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.