segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Java: Entenda para que serve o software e os problemas da sua ausência

Java: Entenda para que serve o software e os problemas da sua ausência

O Java está na maioria das plataformas, entretanto, muitas pessoas não a conhecem ou sequer sabem que ela existe. Para aprender mais sobre essa tecnologia e entender a sua importância, mostramos a seguir os detalhes dela e o que acontece quando ela não está presente.

Entenda o que é Java e porque ela é importante (Foto: Reprodução/Oracle) 
Entenda o que é Java e porque ela é importante (Foto: Reprodução/Oracle)
Java é uma linguagem de programação orientada a objeto e desenvolvida pela Sun Microsystems na década de 90, que atualmente, pertence a Oracle. A característica mais marcante dessa linguagem é que programas criados nela não são compilados em código nativo da plataforma. Programas em Java são compilados para um bytecode, que é executado por uma máquina virtual, o que permite aos desenvolvedores criarem um programa uma única vez e depois executar este em qualquer uma das plataformas suportadas pela tecnologia.Por ser multiplataforma, a linguagem ganhou espaço em diferentes dispositivos, tornando-se quase que onipresente. Esse avanço também aumentou sua importância no cotidiano das pessoas. Prova disso, é que existem muitas empresas de software que disponibilizam programas que são feitos nessa linguagem, tornando a instalação da máquina virtual Java quase que obrigatória na maioria dos sistema operacionais atuais.
A máquina virtual Java também pode executar programas dentro do navegador, através de um plugin. Essa característica aliás, tem sido um dos fatores que mais contribuíram para a adoçam do Java atualmente.
Entre os grandes exemplos do uso da tecnologia Java está o acesso a serviços bancários o online, os vários aplicativos da Receita Federal brasileira como o programa de declaração de imposto de renda e até mesmo os utilizados no SPED.
Programa IRPF é feito em Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) 
Programa IRPF é feito em Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Devido a tudo isso, um computador ou qualquer outro dispositivo que não tenha a máquina virtual Java instalada, poderá limitar bastante a experiência do usuário. A ausência da tecnologia impedirá a execução de alguns programas ou até mesmo o acesso a alguns tipos de serviços como por exemplo, o internet banking (ou home banking) de alguns bancos brasileiros.
Quem possui a máquina virtual instalada em seu computador, normalmente não precisa fazer nada para executar aplicativos e acessar serviços baseados em Java. Contudo, quando ela não está presente, diferentes tipos de erros podem ocorrer e consequentemente, os aplicativos e serviços não funcionam.
Internet banking da Caixa Econômica Federal exigindo a instalação de Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) 
Internet banking da Caixa Econômica Federal exigindo a instalação de Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Se você ainda não possui a máquina virtual Java você pode instalar ela a partir do Techtudo Downloads. Na mesma página, você encontra links para textos e soluções de problemas relacionados a linguagem. Depois de instalar e tirar suas dúvidas, você já poderá usufruir dos benefícios que a tecnologia fornece. E se continuar com alguma dúvida, não deixe de perguntar no fórum do TechTudo.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.