terça-feira, 18 de novembro de 2014

Protótipo de veículo autônomo pode transportar até dez pessoas

Protótipo de veículo autônomo pode transportar até dez pessoas
EZ 10 Um protótipo de veículo autônomo criado na França pode transportar até dez pessoas em viagens de curta distância. Desenvolvido desde 2006 por pesquisadores da Universidade de Blaise Pascal (França) em parceria com o Grupo Ligier, o EZ 10 é uma espécie de perua que se movimenta por conta própria com base de imagens captadas por câmeras integradas a um sistema inteligente de condução.
O EZ 10 pode identificar obstáculos a até 50 metros de distância e reduz sua velocidade ou para, dessa forma, evitando colisões. A tecnologia do veículo é baseada em dois estágios: primeiro detectar barreiras e, então, continuar a gravar um vídeo do percurso para assegurar que as imagens correspondem às que foram captadas inicialmente.
Para se movimentar, o EZ 10 utiliza sensores infravermelho, câmeras, rastreadores a laser e GPS diferencial.
O veículo ainda não tem previsão para chegar às ruas. Na fase atual do projeto, o EZ 10 poderia ser usado como um “elevador horizontal”, um automóvel autônomo para transportar pessoas de um ponto a outro em um aeroporto, por exemplo.
Os pesquisadores pretendem agora realizar experimentos com uma frota de cinco veículos no Centro de Tecnologia Europeu de Michelin. O objetivo é lidar com múltiplas e potencialmente simultâneos pedidos de pontos de chamada em tempo real e em um grande parque industrial.
O Google também trabalha em carros autônomos. Seu veículo sem motorista já percorreu mais de 1 milhão de quilômetros na Califórnia, além de passar por uma série de testes "na Matrix", mas ainda não tem previsão de chegada ao mercado.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.