quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Rio+Design mostra projetos inovadores de designers fluminenses

Rio+Design mostra projetos inovadores de designers fluminenses

capacete  
Capacete Fuel apresentado na Rio+Design é voltado para paraquedismo e pode ser usado para filmagens radicais

A Rio+Design, principal mostra do setor na cidade, chega à sua sétima edição com um número recorde de peças em exibição, entre elas algumas inovadoras em matéria de tecnologia. Ao todo, 115 criações de designers fluminenses poderão ser  vistas pelo público de amanhã (5) a domingo (9), das 14h às 22h, com entrada gratuita, no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
Objetos de uso no cotidiano, peças de decoração, móveis e joias, além de produtos que fazem referência direta aos ícones do Rio de Janeiro, sempre foram uma marca do design fluminense. Nesta edição, porém, eles ganham a companhia de peças que refletem a contribuição do design para a tecnologia de ponta em dois setores importantes para a economia do estado: as indústrias do petróleo e naval.
Um exemplo disso é o projeto Gota, desenvolvido pelo Núcleo de Experimentação Tridimensional (Next) da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). "Eles criaram um protótipo de árvore de natal para prospecção de petróleo extremamente inovador. É um bom exemplo, no qual encontramos solução do design para tornar a exploração de petróleo mais prática e eficiente", destaca Dulce Ângela Procópio, subsecretária de Comércio e Serviços da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
À frente da organização do evento, Dulce Ângela Procópio comemora o crescimento do design feito no Rio de Janeiro, hoje com destaque não só no país como também no exterior. "Hoje temos 91 microempresas de design espalhadas, de forma equilibrada, pelo estado. Não só no município do Rio, mas também em cidades como Niterói, Volta Redonda, Três Rios e Nova Friburgo. E pelo sexto ano consecutivo, o nosso design participa da Feira Internacional do Móvel de Milão", diz a subsecretária.
Promovida no primeiro semestre deste ano, a feira na cidade italiana teve a participação de mais de 100 peças de cerca de 50 designers fluminenses. Outro exemplo de sucesso estará em exibição a partir desta quarta-feira, no Jockey Clube: o projeto, vencedor de licitação internacional para o mobiliário urbano da cidade de São Paulo, criado pelo escritório de design carioca Índio da Costa.
A expectativa da organização da mostra, que investiu R$ 500 mil no evento, é de que 15 mil pessoas visitem a Rio+Design.
Editor Stênio Ribeiro

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.