quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Empresas inovadoras podem se candidatar a edital da incubadora do COPPE/UFRJ

Empresas inovadoras podem se candidatar a edital da incubadora do COPPE/UFRJ
Pesquisa
 O objetivo é que a empresa se beneficie do relacionamento com os laboratórios de pesquisa e atividades acadêmicas da UFRJ
A Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com edital aberto para seleção de até quatro novas empresas.
Este é o segundo edital lançado pela instituição este ano. No primeiro edital de 2014 foram selecionadas cinco empresas, que iniciaram atividades em novembro.
A gerente de Operações da incubadora, Lucimar Dantas, informou na quarta-feira (3) à Agência Brasil que as empresas candidatas têm que atender a vários critérios. “Têm que ter algum tipo de inovação, seja nos produtos, serviços, no processo de negócios. Têm que inovar. Elas precisam também interagir com a universidade”.
Lucimar informou que o objetivo é que a empresa se beneficie do relacionamento com os laboratórios, principalmente com as atividades acadêmicas, de pesquisa, que ocorrem dentro do território da UFRJ. “A gente está de olho não no passado, mas no futuro do empreendedor”, disse.
Outro critério exigido é ter viabilidade técnica, econômica e financeira. O grupo tem que mostrar também um perfil de empreendedorismo.
“A empresa precisa ter competência técnica para tocar o negócio e um traço empreendedor para ter sucesso rapidamente”, destacou Lucimar. Apesar de se tratar da incubadora do Coppe/UFRJ, não há restrição para a participação de empresas que não tenham, entre os sócios, alunos da entidade.
Lucimar Dantas esclareceu que a incubadora trabalha com a hipótese de que a proximidade desse ambiente rico em tecnologia e conhecimento vai tornar as empresas mais inovadoras. Admitiu, porém, que é grande a presença de egressos da UFRJ nas empresas incubadas.
O edital tem inscrições abertas até 2 de março de 2015, pela internet. A incubadora é multissetorial. Há uma vaga voltada para o setor de petróleo, gás e energia, mas as demais poderão ser preenchidas por empresas de qualquer outro setor. “Não há nenhum foco especial”, confirmou a gerente de Operações.
O resultado do edital será divulgado até o final do primeiro semestre de 2015, prevendo-se o início imediato das atividades das empresas que serão instaladas.
Elas poderão ficar incubadas pelo prazo de três anos. Durante esse período, receberão um pacote de desenvolvimento de negócios, que inclui assessoria técnica, consultoria, capacitação, treinamento e  acompanhamento individual pela gerência da incubadora. “Isso tudo com o objetivo de fazer essas empresas decolarem e chegarem ao mais alto possível”.
A Incubadora de Empresas do Coppe/UFRJ existe há 20 anos e contabiliza até o momento 81 empresas.
Dessas, 51 já foram graduadas, “adquiriram musculatura, andam com as próprias pernas, têm sua infraestrutura própria pelo Brasil e no mundo, porque algumas já se internacionalizaram”, comentou Lucimar. Atualmente, há 30 empresas incubadas.
Uma empresa graduada pela incubadora do Coppe/UFRJ– a Confiance Medical – foi vencedora - na categoria Melhor Empresa Graduada - do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O prêmio foi divulgado na quarta-feira. “Pelo quarto ano consecutivo, a gente ganhou o prêmio de melhor empresa graduada que saiu da incubadora”, comemorou Lucimar. A Confiance Medical produz, vende e aluga equipamentos de videolaparoscopia.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.