segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Estudantes das Ifes têm até dia 15 para responder a questionário sobre perfil socioeconômico  
8/12/2014 Marcia Lomelino
Os alunos dos cursos de graduação presencial têm até 15 de dezembro para participar da Pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federal de Ensino Superior (Ifes). O formulário está disponível em www.perfil.ufu.br. Os estudantes da UFF que responderem à pesquisa concorrerão a dez IPads e a uma viagem acadêmica que serão sorteados em 2015 pela universidade.

Embora não seja obrigatória, a participação dos estudantes é fundamental para o planejamento de ações nas universidades. Os dados coletados irão balizar as ações de assistência estudantil nas instituições brasileiras e servirão, ainda, de parâmetro para a avaliação dos impactos da Lei de Cotas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Conhecer o retrato dos nossos estudantes irá nos ajudar na formulação de políticas estudantis, de acordo com as necessidades constatadas”, explicou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça.

Segundo Mendonça, a última pesquisa realizada identificou, por exemplo, que os estudantes tinham dificuldade em administrar o tempo disponível para estudos. Com base nessa informação, a Proaes está preparando um curso para gerenciamento do tempo de estudo.

O projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisa Econômica e Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

Preenchimento do questionário

Para preencher o formulário, o aluno precisa apenas informar seu CPF.

A pesquisa aborda aspectos socioeconômicos, como idade, sexo, estrutura familiar e nível de renda, e dados acadêmicos, como participação em iniciação científica. Também são considerados fatores como dificuldade de aprendizagem, depressão, ansiedade, uso de substâncias lícitas ou ilícitas, práticas esportivas, etc.

Todas as informações dadas pelos estudantes serão sigilosas. Os questionários respondidos vão ser encaminhados diretamente para o Centro de Pesquisa Econômica e Social da UFU, responsável pelo sistema.

A previsão é que os resultados da pesquisa sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2015.


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.