terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Inscrições para estudar na França começam hoje

Inscrições para estudar na França começam hoje

França

A partir de hoje, 1º dezembro, estão abertas as inscrições para estudantes brasileiros que desejam fazer graduação ou pós-graduação em universidades da França.
Os interessados devem buscar o Campus France, agência responsável pela promoção de estudos na França pelo mundo. O órgão mantém o CEF (Centre pour les Études en France), uma plataforma online que recolhe as candidaturas e serve como interface para os processos seletivos.
Pelo CEF, as candidaturas possíveis são para iniciar a graduação (Licence) em uma das 74 universidades públicas do país;  estudar em uma das 20 escolas de arquitetura francesas;  iniciar um curso tecnológico (DUT); ingressar no 2º ou 3º ano de graduação (Licence 2 ou Licence 3) ou ingressar no 1º ou 2º ano de pós-graduação (Master 1 ou Master 2).
O primeiro passo para a candidatura é escolher seu curso e a instituição em que você pretende estudar. Para isso, você pode consultar o catálogo das formações do Campus France.
Também é preciso conhecer os pré-requisitos para a candidatura, como o nível exigido de conhecimentos em francês ou inglês. Todas essas informações podem ser consultadas no site das universidades ou escolas francesas.
Há 250 instituições de ensino conectadas ao Campus France. Caso a escola pretendida não esteja na lista da agência, a candidatura deverá ser apresentada diretamente à instituição de ensino. Se o candidato for aceito, ele precisará realizar um procedimento junto ao Campus France antes de solicitar o visto de estudante no consulado. 

Vagas e prazos 
O número de vagas oferecidas varia conforme a disponibilidade e os critérios de cada instituição, podendo mudar a cada ano.

O prazo para as inscrições varia de acordo com o tipo de candidatura. Para o primeiro ano da Licence e para escola de arquitetura, a data-limite é 15 de janeiro. Para os cursos tecnológicos, 16 de maio. Já para segundo e terceiro ano da Licence, ou para Master, o prazo é 25 de março. Quem estiver em mais de um processo seletivo deve respeitar o prazo de inscrição mais curto.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.