sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mundo já perdeu 25% da Informação produzida na era digital

Mundo já perdeu 25% da Informação produzida na era digital




A internet vai completar 25 anos de nascimento em 2015 com uma triste notícia: 25% da informação produzida ao longo desse período foi perdida e não poderá ser recuperada.

Dados gerados durante os primeiros anos da internet por milhares de usuários, ou por organizações do porte da NASA, assim como por outros grandes institutos internacionais de pesquisa, não existem mais em nenhum computador do planeta.

A causa deste ‘apagão digital’ tem uma única explicação. Ao longo destes 25 anos, os usuários da internet – pessoas comuns, empreendedores, profissionais de TI, nerds, blogueiros, instituições etc. – trataram de produzir e de espalhar informações e sites por toda a internet. Entretanto, ninguém se lembrou de fazer o mais importante: guardar as informações.

A NASA, por exemplo, percebeu nos anos 80 que havia perdido todas as informações das primeiras expedições espaciais, inclusive das viagens à lua. Imagens, vídeos e bancos de dados estavam sendo ‘tragados’ pela lógica do ‘buraco negro’ digital e não havia nenhum instrumento ou sistema que pudesse deter este processo.

Para estancar a perda de informações, a agência americana desenvolveu um sistema de preservação digital, que passou a servir como padrão para todo o planeta. A NASA criou o Open Archival Information System (OAIS), o modelo universal de referência para sistemas de preservação digital.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão de pesquisa estatal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, assumiu a tarefa de liderar o movimento de preservação digital no Brasil e na América Latina. Uma equipe de técnicos vem trabalhando para propagar em instituições públicas e privadas o modelo OAIS e, com isso, semear a cultura da preservação digital.

Uma das ações previstas é o 1º Seminário Internacional de Preservação Digital, promovido pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – a Rede Cariniana. Está confirmada a presença de especialistas dos Estados Unidos (NASA e MIT), Canadá, México, Uruguai e Espanha.

1º Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED)

Data: 7 a 9 de maio de 2014 Local: Brasília Imperial Hotel (auditório)

Fonte para entrevista: Miguel Angel Arellano (61) 3217-6100

Informações adicionais:


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Núcleo de Comunicação Social

Carlos André Amaral de Freitas

(61) 3217-6468



Data da Notícia: 05/05/2014 17:45

Fonte: IBICT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.