quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cientistas devem acertar "Relógio do Apocalipse" na sexta-feira

Cientistas devem acertar "Relógio do Apocalipse" na sexta-feira



relógio do apocalipse
O relógio é uma contagem regressiva simbólica para uma possível catástrofe mundial
Getty Images



O Boletim dos Cientistas Atômicos (BAS, na sigla em inglês) anunciou que irá fazer um "anúncio importante" na próxima sexta-feira (23), quando o grupo de pesquisadores irá decidir se irá mover os ponteiros do "Relógio do Apocalipse"

O "Relógio do Apocalipse" é uma contagem regressiva simbólica do BAS para uma possível catástrofe mundial.

O grupo, que contém 18 vencedores do prêmio Nobel, se encontra duas vezes por ano para discutir eventos globais.

Em 1947, eles lançaram o "Relógio do Apocalipse" como uma forma de "refletir mudanças básicas no nível de perigo no qual a humanidade vive na era nuclear".

Quando foi lançado, o relógio era uma indicação de como o mundo estava perto de uma catástrofe nuclear, mas desde então ele foi alterado para refletir mudanças climáticas.

Os ponteiros não mudam todos os anos: o BAS alterou o relógio apenas quatro vezes desde 2001.

Quando começou, em 1947, o relógio foi acertado para marcar sete minutos antes da meia noite. Seu ponto mais baixo foi em 1953 (23h58), quando os Estados Unidos e a União Soviética realizaram testes com armas nucleares.

Em 1991, ele caiu para 23h43, após os dois países assinarem um tratado de desarmamento.

A última alteração aconteceu em 2012, quando o ponteiro foi adiantado em um minuto, para 23h55, quando cientistas alertaram do perigo de reatores nucleares inseguros, após o desastre em Fukushima, no Japão.

Ainda não se sabe se o "Relógio do Apocalipse" será adiantado ou atrasado na sexta-feira. Os cientistas irão discutir as recentes descobertas na temperatura da Terra, os tratados sobre clima firmados na Conferência de Lima, em dezembro, além da modernização do arsenal nuclear feita por Estados Unidos e Rússia em 2014.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.