sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Confirmado: 2014 foi o ano mais quente da história

Confirmado: 2014 foi o ano mais quente da história 





temperatura
O ano passado superou 2010 como o mais quente desde que os registros começaram, em 1880
Getty Images


O ano passado foi o ano mais quente da história, de acordo com anúncio realizado pela Nasa e agência meteorlógica do governo americano nesta sexta-feira (16).

A média global de temperatura em 2014 foi 0,69 ºC acima da média do século XX (de 13,9ºC), uma alta nunca antes registrada.

Com isso, 2014 ultrapassou 2010 como o ano mais quente desde que começaram os registros da temperatura média do planeta, em 1880.

Os dez anos mais quentes registrados ocorreram todos desde 1997, fato que os cientistas ligam diretamente como uma consequência das emissões de gases do efeito estufa pelo homem.

Os pesquisadores se surpreenderam pelo recorde ter acontecido em um ano no qual o fenômeno El Niño não aconteceu. Normalmente, quando as águas do Pacífico se aquecem, a temperatura de todo o planeta também sobe.

O recorde de 2014 foi motivado principalmente pelos oceanos, grande repositório de calor da Terra.

As temperaturas em terra não foram tão quentes, a ponto de baterem recordes, mas as temperaturas da superfície do mar nunca foram tão altas como em 2014.

E 2015 pode ser ainda mais quente, considerando que são grandes as chances, segundo os cientistas, de que o fenômeno El Niño aconteça durante os próximos meses.

De acordo com Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, o recorde era o esperado para um planeta em aquecimento. E novos recordes devem ser quebrados nos próximos anos.

"Isso era o que esperávamos e isso vai continuar a acontecer porque a taxa de crescimento do aquecimento global não foi alterada", disse Goddard, em entrevista coletiva.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.