segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Conheça os vencedores do Prêmio Odebrecht 2014 e o Laboratório de Hidráulica Aplicada!

Conheça os vencedores do Prêmio Odebrecht 2014 e o Laboratório de Hidráulica Aplicada!





prof










Recentemente, a Aluna Paloma Gomes Ávila, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Escola de Engenharia, orientada pelo Professor Gabriel Nascimento, conquistou, com o seu trabalho intitulado “Novo Sistema para Captação de Energia Ondomotriz”, o “Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2014”. Segundo as informações obtidas, esse concurso, além de ampla divulgação nacional, concedeu um prêmio no valor total de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), sendo igualmente dividido entre a aluna, o orientador e o Departamento de origem do Professor – no caso, o Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Escola de Engenharia.


Este trabalho foi desenvolvido em um dos importantes laboratórios que a Escola de Engenharia possui, que é o Laboratório de Hidráulica Aplicada, onde são realizadas aulas práticas e também as atividades do Grupo de Pesquisa Hidrouff, coordenado pelo Prof. Élson Nascimento, do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia.

Motivado por essa relevante conquista, o Núcleo de Mídia da Escola de Engenharia foi conversar com o Professor Gabriel e o Professor Élson Nascimento, a fim de saber mais sobre o trabalho premiado, bem como sobre as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Hidrouff.


De acordo com os entrevistados, esse laboratório já existe há mais de dez anos, mas funcionava sem um espaço físico próprio. Tendo conquistado, há cerca de dois anos, uma área para o seu funcionamento, o Laboratório vem recebendo equipamentos – muitos deles desenvolvidos pelos próprios alunos, já que os de fábrica possuem preços altíssimos.


Vinculado oficialmente ao Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, o Laboratório de Hidráulica Aplicada podeser considerado um laboratório compartilhado, pois atende também a, praticamente, todos os Cursos da Escola de Engenharia, com exceção da Engenharia Mecânica e de Telecomunicações, além dos Cursos de Pós-Graduação. Por período, são oferecidas cerca de oito disciplinas, divididas entre Graduação e Pós-Graduação, atendendo, assim, a algo em torno de 300 alunos.


Além de atender a centenas de alunos das diversas Engenharias, por semestre, oferecendo suporte para aulas práticas e de modelagem computacional, ultimamente o Laboratório tem realizado trabalhos para a comunidade de Niterói. Um exemplo citado pelo Professor Gabriel foi o de uma análise, solicitada por um morador, da quantidade de ar nas tubulações que entregam água nas residências da Cidade. Para isso, foi instalado na casa desse morador um equipamento desenvolvido e testado no Laboratório, para medir a quantidade de ar que ele estava sendo pago como se fosse água.


Já o Professor Élson destacou o plano de redução de risco de instabilidade de encosta para os municípios de Niterói e de São Gonçalo, concluídos em 2009 pela equipe do Hidrouff. Faz parte do Laboratório um pluviômetro no telhado do bloco “D” da Escola de Engenharia, que mede as precipitações pluviométricas, a cada quinze minutos, fornecendo informações para pesquisas acadêmicas e também para a comunidade, através da Internet, pelo site www.hidrouff.uff.br.


Também na presente na entrevista, o aluno intercambista da Pós-Graduação Said Fawad veio da Alemanha para fazer seu Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na área de plataformas fixas, sob orientação do Prof. Nelson Szilard. O doutorando Fawad ressaltou a importância do Hidrouff para a sua pesquisa, informando que além de poder utilizar os computadores disponibilizados pelo Laboratório, o local é também um ótimo ponto de encontro para se reunir com outros alunos e desenvolver novos projetos.   


Falando agora sobre o trabalho vencedor do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2014, o Professor Gabriel Nascimento, orientador do projeto realizado pela Aluna Paloma Gomes Ávila, explicou que o trabalho teve como motivação a escassez crescente de recursos para a geração de energia, fazendo com que os olhares dos cientistas se voltem para as fontes de energias renováveis. O projeto desenvolvido por eles é sobre a energia ondomotriz, isto é, a energia advinda das ondas do mar, e o objetivo é colocar um dispositivo em algum lugar intermediário do Oceano para captar essa energia. Entretanto, o desafio, de acordo com o Professor Gabriel, está justamente na maneira como se faz esse dispositivo.


Explicando melhor a respeito desse assunto, o Professor frisou que já existem alguns modelos desse dispositivo, mas o projeto desenvolvido por ele e pela aluna Paloma Ávila foi para a criação de um dispositivo totalmente diferente. O ponto crítico desse aparelho é com relação à sua eficiência, da quantidade de energia disponível na onda que será efetivamente convertida em energia elétrica; portanto, o propósito dos dois foi estudar a possibilidade de desenvolver um dispositivo com o intuito de aproveitar o máximo possível da energia captada das ondas. Para isso, foi desenvolvido um estudo conceitual, ainda em fase inicial, mas que aponta para uma viabilidade de criação de um dispositivo com maior eficiência.


Em desenvolvimento há cerca de um ano e meio desde a ideia inicial, o Projeto se deu em etapas: após pensar na criação desse dispositivo totalmente diferente, a próxima fase foi pesquisar profundamente sobre o que já existia, para que, assim, os dois pudessem saber o quanto e o que precisaria ser melhorado no novo dispositivo. Em seguida, a próxima etapa consistiu na modelagem computacional, a fim de tentar calcular numericamente a eficiência do sistema. Finalmente, a última etapa se deu na repassagem de alguns detalhes e cálculos de custo.


Por fim, com relação às aplicações práticas do Projeto, o Professor Gabriel frisou que o estudo ainda não está concluído e, portanto, necessitam aprofundar mais nos detalhamentos. Somente após precisar os dados faltantes é que será possível ir em busca de verba para a construção de um protótipo e colocá-lo de fato no mar. Entretanto, o Professor chama a atenção para a importância do estudo desenvolvido por ele e pela Aluna Paloma para o Brasil, já que nosso país possui uma grande costa, extremamente propensa para a captação de energia ondomotriz, principalmente no Nordeste, e que, com a instalação e o funcionamento de um dispositivo como o proposto por eles, seria possível alimentar as cidades próximas da costa. Já com relação ao âmbito acadêmico, o prêmio recebido por eles é de extrema importância, pois coloca a UFF e a Escola de Engenharia entre as melhores universidades do País.


IMG 1652


IMG 3158 1

  Fonte: Site da Escola de Engenharia da UFF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.