sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Finep apoia o desenvolvimento da primeira handbike de competição brasileira

Finep apoia o desenvolvimento da primeira handbike de competição brasileira



A Vemex, empresa que está desenvolvendo a primeira handbike de competição brasileira, patrocina a paratleta Jady Malavazzi, que representará o Brasil no Parapan-Americano de Toronto, em 2015. A empresa, que recebeu aproximadamente R$ 1,05 milhão da Finep, criou outros produtos inovadores: as cadeiras de rodas Strix e Falco foram elaboradas para trazer conforto e liberdade às pessoas com deficiência. O modelo Falco, inclusive, já está disponível no mercado.
A previsão de lançamento da handbike é em abril de 2015. A bicicleta, que tem três rodas, foi feita para ser pedalada com as mãos e é adaptada aos deficientes físicos. O diretor da empresa, Breno Horta, acredita na possibilidade de o Brasil disputar pela primeira vez os Jogos Paralímpicos Rio 2016 na modalidade handcycle e, quem sabe, conquistar uma medalha para o País.
Jady, a atleta que pode nos trazer esse título, tem um currículo de vitórias: já foi quatro vezes campeã brasileira, conquistou a medalha de prata no Parapan de Guadalajara em 2011  e foi eleita a 10ª melhor paraciclista do mundo em 2013. A Vemex também patrocina Josimar Sena. Os dois atletas participam dos testes com o protótipo da handbike. A tecnologia de ponta deve auxiliar Jady a enfrentar os desafios que estão por vir. Vitórias na Copa Brasil e no Parapan-Americano são etapas fundamentais para conseguir uma vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016.
Fabricada com ligas leves, a handbike conta ainda com câmbio eletrônico e rodas de carbono da Shimano. Além de ser uma inovação para o País, o modelo lança uma tecnologia inédita: o sistema eletrônico embarcado irá fornecer em tempo real os parâmetros fisiológicos do paratleta e dinâmicos da handbike. Desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), o sistema possui GPS e monitora batimentos cardíacos, velocidade média e potência. “Apesar de não ser possível utilizar essas medições em competição, elas podem ser extremamente úteis durante o treinamento do atleta”, explica Evandro Bonocchi, responsável pelo Marketing da Vemex.  Evandro, que assumiu a gestão dos atletas e já chegou a participar de competições de handbike se mostra extremamente positivo em relação às próximas competições. Fora dos jogos a tecnologia do Brasil certamente já é vitoriosa.

Fonte: FINEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.