sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Microsoft exibe protótipo de visor holográfico

Microsoft exibe protótipo de visor holográfico

SEATTLE, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft surpreendeu o mundo da tecnologia nesta quarta-feira com um protótipo de visor holográfico que poderá trazer ao usuário videogames, chamadas online e mesmo imagens da superfície de Marte em três dimensões.
A companhia afirmou que o dispositivo sem fio HoloLens estará disponível ao mesmo tempo que o lançamento do Windows 10 neste ano. Analistas da indústria se mostraram entusiasmados sobre o projeto, mas estavam céticos de que o dispositivo poderá gerar um aparelho com preço acessível para o mercado de massa em breve.
"Isso foi como um momento 'uau, que incrível!'", disse Mike Silver, analista da empresa de pesquisa do mercado de tecnologia Gartner e que experimentou o dispositivo na quarta-feira. "Você deve esperar ver um preço relativamente elevado neste ano ou no próximo, então, talvez, vai levar mais alguns anos para que tenha um preço mais acessível."
A Microsoft tem trabalhado no projeto secreto há alguns anos e mostrou um série de cenários: manipulação de objetos virtuais que podem ser enviados para uma impressora 3D, criação de um ambiente semelhante ao jogo Minecraft em uma sala e permitir que os usuários apontem para objetos no outro lado de uma chamada de vídeo por Skype.
Outras aplicações citadas pela empresa estão um panorama da superfície de Marte a partir de imagens tiradas pelo robô Curiosity, da Nasa. A agência espacial norte-americana já está trabalhando com a Microsoft para desenvolver um software chamado "OnSight", que permitirá aos cientistas na Terra a explorarem virtualmente e planejarem experimentos em Marte.
"É incrível e me surpreendeu o quão longe o estado da arte progrediu sobre hologramas. Eu fico aguardando a Princesa Leia aparecer", disse o analista Al Hilwa, da empresa de pesquisa do mercado de tecnologia IDC, em referência à personagem da saga Star Wars.
(Por Bill Rigby)

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.