quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Novo metal hidrofóbico é capaz de fazer água "pular" em uma superfície

Novo metal hidrofóbico é capaz de fazer água "pular" em uma superfície



Metla Hidrofóbico
Divulgação/Rochester University


Cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York, criaram um metal extremamente hidrofóbico. Ao pingar gotas de água sobre ele, a água “pula” como se estivesse sendo repelida por algum tipo de força.



De acordo com os pesquisadores, o metal foi criado usando uma "técnica de laser potente e precisa que cria um intrincado padrão de estruturas de micro e nanoescalas para dar ao metal suas novas propriedades".

De acordo com Chunlei Guo, professor de ótica em Rochester, o efeito é surpreendente. “O material é tão forte que repele a água, ela realmente ricocheteou. Em seguida, ela pousa na superfície de novo, salta novamente, e só então rola para fora da superfície”.



O uso do novo material pode ser surpreendente. Em aviões, ele poderia ser usado para evitar o congelamento da fuselagem. Também seria útil para proteger aparelhos eletrônicos, até mesmo nossos pcs e celulares, da água.

Os pesquisadores já pensam em aplicar a técnica para criar sistemas de recolhimento 100% eficiente de água nos países subdesenvolvidos e também na criação de latrinas em áreas onde a água não é abundante o suficiente para permitir uma limpeza eficaz.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.