quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"Nuvem de Livros" abre biblioteca virtual e "democrática" na Espanha

"Nuvem de Livros" abre biblioteca virtual e "democrática" na Espanha

Publicidad
EFE | Madri
Democrática, plural e muito responsável. Assim define a "Nuvem de Livros" o criador do projeto, Jonas Suassuna, que após conseguir 2,5 milhões de assinantes para 14 mil títulos no Brasil, desembarca nesta quarta-feira na Espanha com uma biblioteca virtual "rigorosa e ampla" a 3,99 euros por assinatura, metade do valor habitual.
Suassuna, presidente de Grupo Gol, apresentou hoje em Madri junto com o executivo-chefe da plataforma, Roberto Bahiense, e o diretor-geral da Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, Manuel Bravo, um projeto que, afirmou, terá versões em francês e inglês, além de português e espanhol.
O presidente do Grupo Gol e criador da "Nuvem de Livros", Jonas Suassuna (d), apresenta em Madri a biblioteca virtual ao lado do diretor-geral da Fund
 
O presidente do Grupo Gol e criador da "Nuvem de Livros", Jonas Suassuna (d), apresenta em Madri a biblioteca virtual ao lado do diretor-geral da Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, Manuel Bravo (e). EFE/Emilio Naranjo
A ideia de Suassuna, segundo o próprio, é de que a plataforma, que oferece títulos de todos os gêneros, de romance a atlas, jogos educativos e notícias em tempo real, produzidas em mais de 160 países pelas agências Efe e France Presse, seja neste mesmo ano uma realidade também em Portugal, México, Chile, Peru, Argentina "e a parte espanhola" dos Estados Unidos.
Ao contrário de outras bibliotecas digitais, a "Nuvem de livros" oferece um catálogo "rigoroso e amplo", que inclui clássicos da literatura e conteúdos da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, que por enquanto abriga 420.000 títulos.
Na Espanha, onde começará funcionando com suporte da operadora de telefonia móvel Orange, já oferece 3.000 referências bibliográficas, selecionadas "com rigor e critério" por editores e "curadores", sem "aceitar conteúdos publicitários", explicou o presidente do Grupo Gol.
"Quando comecei com esta ideia, nem meu cachorro acreditava nela. É preciso dizer que o Brasil tem o mesmo número de livrarias que Buenos Aires, ou seja, um país com muito baixa capacidade de leitura. Me diziam que estava louco, e quando há três anos nos estabelecemos na Espanha, me perguntaram 'como você vai para um país em crise?'. 'Porque os brasileiros amamos as crises', respondia".
Suassuna optou pela Espanha - "onde estão os melhores editores do mundo" - como segunda nação de desenvolvimento de seu projeto porque o país "é encantador" e queria que fosse "a central de operações para a Europa". Além disso, afirmou estar "muito satisfeito" com o trabalho desenvolvido até agora, com o "grande" apoio de empresas como a Agência Efe, ressaltou.
O criador do projeto reiterou que apesar de os internautas terem que pagar para acessar a Nuvem de Livros, o valor "é muito pequeno, a metade do que a concorrência cobra e em relação ao muito que oferece", uma biblioteca "pertinente e próxima".
Os conteúdos podem ser acessados por meio da Orange - com a possibilidade de pagar o serviço pela conta de telefone - pelo site "www.nubedelibros.com" ou um aplicativo próprio (disponível para Android e iOS no Google Play e na App Store), e durante os primeiros 30 dias poderão ser testados gratuitamente.
O Grupo Gol também tem o plano de expandir sua "Nuvem do Jornaleiro", que no Brasil já oferece 300 publicações e as notícias de EFE, AP, AFP e BBC, que fazem de tablets e celulares o "suporte frenético da leitura de notícias", uma ferramenta que começará a funcionar em seis meses na Espanha.
Já Roberto Bahiense lembrou que, como diz Umberto Eco, a internet é "perigosa para o ignorante e útil para o sábio", "um mundo selvagem" que pode "fazer mal" se não for hierarquizado e organizado.
A Nuvem de Livros, disse, se insere na tradição que goza "do silêncio absoluto dos templos", nos quais reinam "os deuses das palavras", ou seja, as bibliotecas, "mas sem sua segunda parte", "tecas".
"É preciso deconstruir respeitosamente esse sufixo e deixar de considerar 'teké', em seu significado de depósito, de caixa. As bibliotecas físicas se transformarão em espaços simbólicos", previu Bahiense, seguro de que o futuro passará por "uma assembleia de usuários do conhecimento estejam onde estiverem".
Após sua experiência no Brasil, acrescentou, o desafio da Nuvem é "oferecer a uma sociedade culturalmente rica e exigente como a Espanha uma biblioteca responsável, contemporânea e atrativa que atenda as exigências de uma sociedade mais madura".
Manuel Bravo, por sua vez, lembrou que a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes começou a colaborar com o Grupo Gol em 2013 e que, desde então, as duas entidades desenvolveram "um projeto muito complementar" que terá, segundo ele, "um grande sucesso na Espanha e na região ibero-americana" por seu "excelente catálogo".
Da Nuvem de Livros fazem parte índices das editoras Nowtilus, Siruela, Susaeta, DK, Nórdica, Roca Editorial, Internet Academi, UNED, Geointeractiva e Elesapiens, entre outras.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.