quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pesquisadores testam primeiro avião elétrico que recarrega bateria durante voo


Pesquisadores testam primeiro avião elétrico que recarrega bateria durante voo

 
Divulgação

avião
Assim que entra na velocidade de cruzeiro, a aeronave usa um gerador elétrico, da mesma forma que um carro híbrido



O primeiro avião híbrido capaz de recarregar sua bateria durante um voo foi testado pela universidade de Cambridge, na Inglaterra, e apresentado nesta quarta-feira (14).

A aeronave utiliza um "sistema paralelo de propulsão híbrido-elétrica", no qual um motor elétrico trabalha junto de um motor a combustão para movimentar a hélice.

Segundo os engenheiros de Cambridge, o avião híbrido consome até 30% menos combustível do que um modelo convencional com motor a combustão.

O principal avanço do avião, porém, é o fato dele conseguir recarregar as baterias de seu motor elétrico em pleno voo.

"Apesar dos carros híbridos existirem há mais de uma década, o que tem atrapalhado o desenvolvimento de aviões híbridos ou puramente elétricos era a tecnologia de baterias", afirma Paul Robertson, líder do projeto e professor de Cambridge. 

O projeto foi realizado em parceria com a fabricante de aviões americana Boeing.

O avião utiliza um motor de quatro tempos e outro elétrico para decolar e subir. Mas assim que entra na velocidade de cruzeiro, a aeronave passa a usar um gerador elétrico, da mesma forma que um carro híbrido.

Assim que a altura máxima é atingida, o gerador pode recarregar as baterias (similares a de um laptop convencional) do motor elétrico ou diminuir o consumo de combustível.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a aviação é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono no planeta.

Mas ainda será necessário aumentar a autonomia do avião, ainda insuficiente para voos mais longos.

"Se todos os motores e combustível em um avião moderno fossem substituídos por baterias, ele poderia voar por dez minutos", dizem os pesquisadores.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.