quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Supercomputador do Baidu supera Google em reconhecimento de imagens

Supercomputador do Baidu supera Google em reconhecimento de imagens



Baidu
Getty Images


Um supercomputador do Baidu pode reconhecer imagens com precisão maior que a do Google, de acordo com dados divulgados pela empresa. A tecnologia de identificação de fotos da companhia apresenta margem de erro de 5,98% contra os 6,66% do Google.

Os resultados foram obtidos pelo Baidu, empresa que domina o mercado de buscas na China, usando o benchmark de classificação de imagens chamado ImageNet, o mesmo usado pelo concorrente.

A precisão do olho humano ainda é superior à das máquinas, uma vez que a nossa margem de erro é de 5,1% no mesmo teste. Com esse parâmetro, pode-se dizer que o Baidu está mais avançado que o Google nesse campo, que é importante para a criação de tecnologias de inteligência artificial.

Apesar da nova marca atingida pelo Baidu, o recorde oficial de processamento imagético ainda é do Google, já que uma nova competição do ImageNet só acontece no final de 2015.

O equipamento usado nos testes pela empresa chinesa foi o Minwa, um supercomputador que o Baidu construiu para seu sistema de computação visual Deep Image.

O aparelho tem processadores Intel Xeon E5-2620 e GPU 144 Nvidia Tesla K40m. São 432 núcleos com pico teórico de 6 terafloaps.

Fora isso, o Minwa usa o recurso chamado FDR InfiniBand, que contorna gargalos de interconexão, algo que prejudicou algoritmos de deep learning no passado.

Tecnologias de deep learning permitem o processamento de imagens e linguagem natural, habilidades comuns em humanos, mas complexas para as máquinas. Tanto o Baidu quanto o Google também trabalham em algoritmos de Deep Speech, que dá o reconhecimento da fala aos computadores, sem que seja preciso usar comandos específicos.

Recentemente, o Google lançou um recurso do Google Translate que permite traduzir voz em tempo real, algo que usa um processamento sonoro avançado de forma que você já pode tirar proveito.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.