Alunos da UFF se destacam na Maratona de Negócios da Campus Party
11/2/2015
Dois projetos apresentados por alunos e egressos da UFF se
destacaram na Maratona de Negócios da oitava edição da Campus Party
Brasil (CPBR-8), realizada em São Paulo na semana passada. Apresentado
pelos egressos Guilherme Lopes (minor em Empreendedorismo), Priscila
Mana Vaz (Estudos de Mídia) e Bruno Souza (Economia), o projeto Aprenda e
Empreenda conquistou o primeiro lugar geral e na Maratona de
Empreendimento Social. Além disso, o projeto PinkDollar, apresentado por
Janderson Pereira Toth (Estudos de Mídia e minor em Empreendedorismo) e
Mateus William (Artes), foi um dos cinco classificados para a fase
final do concurso na Maratona de E-commerce.
A Maratona de Negócios é realizada pela Campus Party Brasil desde
sua sexta edição. Neste ano, foram apresentados 250 projetos, divididos
em cinco categorias. Desses, 110 foram selecionados para a CPBR-8 e 25
(cinco por categoria) para a fase final. O evento é patrocinado pelo
Sebrae e avalia as iniciativas com base no seu valor de inovação e na
sua aplicabilidade concreta.
A proposta de "Aprenda e Empreenda" é estimular atitudes
empreendedoras entre os adolescentes. Para isso, combina dois tipos de
conteúdos: material audiovisual disponibilizado gratuitamente no YouTube
e cursos on-line pagos, cujo acesso é vendido às escolas. Mais do que
um projeto, é uma iniciativa em andamento e já atinge um público de
cerca de 90 mil pessoas na internet, com entrevistas com empreendedores e
vídeos sobre atitudes empreendedoras. A premiação deu novo fôlego ao
trabalho: o prêmio de R$ 10 mil será investido na veiculação de cursos
on-line. “Nosso projeto tem uma grande capacidade de impactar a vida de
muitos adolescentes, e isso nos deixa muito motivados a seguir em
frente”, disse Guilherme Lopes.
Já a ideia por trás do projeto PinkDollar é elaborar um e-commerce
voltado para o consumidor LGBT. Janderson Toth explica que o mercado do
e-commerce para esse público é um dos que mais cresce no mundo, e o
Brasil apresenta, a esse respeito, um enorme potencial de crescimento,
mas para explorá-lo é preciso ir além do foco nos produtos e entender
este público. Para Toth, criar um e-commerce LGBT não é uma questão de
mix de produtos e, sim, a compreensão de um estilo de vida. “A
aprendizagem e o resultado que alcançamos só nos motivou ainda mais a
colocar a startup no ar o mais rápido possível.”
Ao lado da garra e da perseverança, fundamentais para quem quer
começar o seu negócio, Priscila destaca a formação sólida oferecida
pelos cursos da UFF como um elemento central para o sucesso do seu
grupo. Essa formação é reforçada pelo curso minor em Empreendedorismo e
pela Incubadora de Empresas da UFF. Mantida pela Agência de Inovação da
UFF, a incubadora tem como objetivo criar condições para que o
conhecimento adquirido na universidade possa servir de base a uma
atitude empreendedora por parte dos alunos. “Acreditamos que trabalhar
para os outros não é, nem deve ser, o único caminho para os
universitários. Queremos criar oportunidades para que nossos alunos
possam abrir seu próprio negócio”, explicou o diretor da Incubadora,
Francisco Batista.
Fonte: UFF Notícias
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