quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Brasil receberá 4ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica

Brasil receberá 4ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica



Pela primeira vez a 4ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica (4th World Conference on Research Integrity) será realizada na América Latina. O Brasil foi o País escolhido para sediar o evento este ano, de 31 de maio a 3 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), no Centro de Convenções Windsor Barra.
Segundo a coordenadora do comitê de organização local da Conferência, Sonia Vasconcelos, os inscritos são pesquisadores e gestores de cerca de 120 instituições distribuídas por 43 países, incluindo o Brasil. O comitê local é composto por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e que, nos últimos anos, vêm se envolvendo com o tema "integridade em pesquisa" direta ou indiretamente. “Os organizadores da Conferência vêm unindo esforços para que todos os segmentos do sistema brasileiro de ciência e tecnologia - pesquisadores, alunos, educadores, financiadores e gestores - sejam representados no evento”, informou a coordenadora.
Ainda de acordo com Vasconcelos, a realização do evento no Rio de Janeiro tem importância estratégica para o País em diversos aspectos. Dentre os quais, os da formação de jovens pesquisadores e de gestão da pesquisa. "Estamos falando de um tema que vem delineando políticas científicas e de governança da pesquisa nos países que respondem por boa parte da produção acadêmica mundial e que colaboram com o Brasil."
Ao discorrer sobre as possibilidades de contribuição do evento para a ciência brasileira, Sonia disse ser "crucial" a participação de pesquisadores brasileiros, tanto jovens e como seniores, na Conferência. "O tema é de particular relevância para todos os que desenvolvem ou que estão envolvidos com atividades de pesquisa. Sabemos que hoje há várias práticas de pesquisa sendo revisitadas, releituras de políticas editoriais em curso e novos desafios éticos no contexto da comunicação da ciência."

(Agência Gestão CT&I, com informações do Jornal da Ciência)

Fonte: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.