#CPBR8 para todos. Quem não é campuseiro ou não conseguiu ingresso não ficará de fora
Por Novo Nerd
Informações Oficiais
Open Campus é uma área gratuita e aberta ao público. Contato com engenhocas, palestras, cursos ministrados pelo Sebrae, uma série de simuladores e presença de web celebridades são algumas das atrações que acontecerão no espaçoMal foram postos à venda e os ingressos para a oitava edição da Campus Party Brasil se esgotaram rapidamente. Para não deixar ninguém de fora das atividades, a #CPBR8 terá a Open Campus, um espaço gratuito, aberto ao público, com estandes e atividades livres para os apaixonados por tecnologia.
Os interessados em participar podem fazer um cadastro no site da Campus para participar das atividades e evitar filas. O espaço estará aberto todos os dias, de 4 a 7 de fevereiro, das 10h às 21h. Entre as atividades livres estão:
Campus Future
Espaço com projetos acadêmicos de todo o país que estão sendo desenvolvidos nos centros de pesquisa e salas de aula por alunos de graduação e mestrado. A mostra de projetos funcionará de maneira interativa, com espaço para que os visitantes possam experimentar os protótipos e se divertirem com as “engenhocas” que vão de games a um Museu Afrodigital que utiliza realidade virtual em seu desenvolvimento.
Ao todo serão apresentados 44 projetos que foram selecionados levando em conta critérios como “inovação”, “relevância para a sociedade” e “potencial de aplicabilidade”, divididos entre as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas Sociais e Aplicadas, Criatividade, Engenharia e Inovação. Entre os projetos que se destacaram estão:
- Robô trekking autônomo de busca e resgate - Robôs autônomos são máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas sem explícito ou contínuo controle humano sobre seus movimentos. A tecnologia utilizada nesse projeto apresenta semelhanças com a sonda Curiosity, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que está em Marte. Como o planeta está muito longe da Terra fica impossível controlar um robô em tempo real. Esse projeto foi desenvolvido pela Equipe Uai!rrior, da universidade UNIFEI
- Protótipo de exoesqueleto - produzido por impressão 3D para reabilitação de membros superiores. O projeto foi desenvolvido por Wesley Guilherme, estudante que apresenta esclerose muscular e que vem se destacando na iniciação científica da UFABC.
Campus Experience
Nessa oitava edição a Campus Party contará com “pílulas” de conhecimento com algumas palestras e oficinas de temas do evento. Esse espaço, dentro da Open Campus, também contará com a presença de web celebridades como Jacaré Banguela, Irmãos Piologo, Jovem Nerd, entre outros.
Inclusão digital
Um dos objetivos da Campus Party é que toda a sociedade tenha acesso às informações disponíveis na internet. Por isso, esse espaço dentro da Open Campus terá cursos gratuitos para o grande público promovendo, em muitos casos, o primeiro contato do visitante com um computador. A ideia é ajudar quem passar por esta área a desvendar todos os desdobramentos do universo online.
Simuladores
O principal objetivo da área de simuladores na Campus Party Brasil é trazer e expor ao público e aos campuseiros este mundo, que para eles está ligado ao entretenimento mas é consideravelmente utilizado para treinamentos e preparação de profissionais em áreas críticas da nossa sociedade.
“Buscamos trazer empresas novas e sempre que possível com raízes brasileiras mostrando nosso talento e capacidade. Na edição desse ano, ampliamos o destaque no automobilismo, principalmente por estarem surgindo novas tendências na modalidade, como a Formula E, que além da alta tecnologia que no futuro estará nas ruas, também é consciente globalmente com a situação do planeta”, afirma Tássia Skoulade, diretora de marketing da Campus Party.
Segue abaixo a lista de simuladores que estarão à disposição dos visitantes:
- Dois simuladores de corrida com movimento
- Um simulador Tower Defense típico de arcades mas com toda modernidade e tecnologia
- Um simulador Helicóptero Esquilo AS350 – B2 (Eurocopter Ecureuil ou Esquilo) – Representa grande parte do mercado brasileiro civil, mas também é o principal helicóptero operado por organizações policiais. É usado pelas três forças armadas com funções variadas como treinamento, utilitário e ataque
- Um simulador de corrida com acelerações virtuais Motion Sphere com sensação de movimentos lineares e rotacionais; até 1,5 G de aceleração em todos os eixos; tela curva Full HD, 3D de 140 polegadas; som 7.1 canais Surround Sound; Games de F1, Stock Car e Carros de Turismo; painel e bancos reais do Camaro SS, cinto de competição de quatro pontos, volantes reais esportivos e F1 com Force Feedback Duplo; e câmeras internas para mostrar as reações e ponto de vista do piloto
- Um game de veleiro
- Um simulador de Fórmula 1 com movimento
- Um simulador de um caça F16 em versão de mesa. Algo que os campuseiros podem colocar em casa, já que é acessível
SEBRAE
Parceiro de longa data da Campus Party Brasil, o Sebrae também estará presente na Open Campus com cursos gratuitos para o público em geral sobre empreendedorismo, marketing digital e muitos outros temas essenciais para quem quer empreender ou melhorar a sua empresa, seja ela digital ou não.
No site da Campus Party Brasil 2015 você encontra mais informações sobre o evento, novidades e agenda de palestras.
Startup & Makers Camp
Na edição desse ano, o programa Startup & Makers será integrado à Arena para que além dos mais de 8 mil campuseiros, todos os visitantes que passarem pela Campus Party, tenham a oportunidade de aprender, colaborar, construir e se conectar com esse universo. A Campus Party possui um modelo único que reúne networking, interação, conhecimento, exposição na mídia e possibilidade de contato com empresas e investidores.
Os interessados em participar puderam se inscrever em duas categorias: Startups Iniciantes, as que ainda tem seus projetos no campo das ideias ou projetos onde os empreendedores já estão preocupados em explorar alternativas de modelo de negócio; e Startups em Crescimento, que são aquelas que já possuem uma equipe minimamente formada e estão com os primeiros protótipos criados e sendo testados. Ao todo foram selecionadas 200 startups dos mais variados segmentos: agronegócios, pet, games, fitness, educação, turismo, entre outros. Todos eles participarão de uma área de exposição, atividades de mentoria, networking, hackathons, além de conteúdo educacional com palestras e workshops.
Transmissão ao vivo pelo Campuse.ro
Quer ficar por dentro do universo da tecnologia mas não poderá participar da Campus Party? Nós também cuidamos de você! A Campus Party lançou a nova versão do Campuse.ro, uma plataforma aberta para campuseiros e não campuseiros, que disponibilizará todo o conteúdo apresentado durante o evento via streaming. Acompanhe!
Nossos parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante cinco dias. Até o momento os seguintes parceiros já figuram na CPBR8:
Diamond: Telefônica Vivo (Patrocinador principal) e Prefeitura de São Paulo (Cidade sede)
Platinum: Sebrae, Wizard e Ford
Gold: HP (Parceiro global), Submarino, Intel, Facebook, IBM e PayPal (Meio de pagamento oficial)
Apoio Institucional: Governo Estadual de São Paulo
Acompanhe
Site: www.campus-party.org/brasil
Blog: http://www.campus-party.com.br/blogoficial
Flickr: http://www.flickr.com/photos/campuspartybrasil
Twitter: http://twitter.com/CampuspartyBRA
Youtube: www.youtube.com/campusparty
Facebook: www.facebook.com/campuspartybrasil
Sobre a Campus Party
O evento que promete mais uma vez movimentar o cenário da tecnologia, cultura digital e empreendedorismo existe desde 1997. Surgiu na Espanha e encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou. As edições em outros países tiveram início em 2008. Desde então, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador e El Salvador já tiveram suas edições. Em janeiro do ano passado, a Campus Party Brasil, em São Paulo, chegou a seu sétimo ano, com um público total de mais de 100 mil pessoas. Na capital pernambucana, a terceira edição da Campus Party Recife, em julho, também atraiu imenso público.
Fonte: EBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.