quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DVD ou DVD Dual Layer? Entenda a diferença e veja qual mídia é a melhor

DVD ou DVD Dual Layer? Entenda a diferença e veja qual mídia é a melhor


por Edivaldo Brito, para o TechTudo

Se você está pensando em comprar um disco DVD e ficou dúvida entre o DVD ou DVD Dual Layer, saiba que embora pareça óbvia, a escolha não é tão simples quanto parece. Para ajudá-lo a decidir, o TechTudo mostra para você qual a diferença entre as duas mídias e qual delas é a melhor opção para comprar.


DVD ou DVD Dual Layer? (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) 
Explicamos as tecnologias e as suas diferenças; confira (Foto: Arte/TechTudo)
Antes de saber a diferença entre DVD e DVD Dual Layer, é preciso conhecer melhor esse tipo de mídia e a história por trás do nome. DVD é a sigla para Digital Versatile Disc ou Digital Video Disc, que é uma mídia para armazenamento de dados e para distribuição de filmes, jogos e outros tipos de conteúdo.

Atualmente os principais tipos de DVDs existentes são o DVD-RAM, DVD-ROM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW. O motivo de toda essa variedade, está na disputa entre as duas entidades que definem os padrões desse tipo de mídia: DVD Fórum e DVD+RW Alliance. As mídias com o símbolo “-” no nome pertencem DVD Fórum e as que possuem o “+”, ao DVD+RW Alliance.
O consórcio DVD Forum é formado basicamente pela Time Warner, Pionner e Toshiba, e define as especificações dos padrões DVD-ROM, DVD-RAM, DVD-R e DVD-RW. Já o consórcio DVD+RW Alliance (ou DVD Alliance) é constituído por empresas como Dell, HP e Sony, para definir padrões de DVD parecidos, mas que utilizam o sinal de positivo nos nomes (DVD+R e DVD+RW). Essa “divisão” gera um certa confusão no mercado, resultando em leitores incompatíveis e mídias com características similares.
 
Qual a diferença?


Enquanto um  DVD comum está limitado à capacidade máxima de 4,7 GB de armazenamento, um DVD Dual Layer é capaz de armazenar 8.5 GB. Isso é possível graças à aplicação de duas camadas de dados em um único lado da mídia, ou seja, não é necessário trocar o lado do disco manualmente como ocorre com DVD´s dupla face. Para conseguir essa façanha, a primeira camada é feita de um material que a torna semitransparente. Isso permite que o feixe de laser do aparelho consiga acessar a segunda camada, atravessando a primeira.

Por conta da disputa entre o DVD Forum e o DVD+RW-Alliance, nas mídias com duas camadas, a tecnologia Double Layer (DVD+RW-Alliance) é, na verdade, equivalente ao padrão Dual Layer, do DVD Forum.

Símbolo do DVD Forum e DVD+RW-Alliance (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) 
Símbolo do DVD Forum e DVD+RW-Alliance (Foto: Arte/TechTudo)

Afinal, qual é a melhor opção?
Esclarecidos os detalhes, fica claro que a mídia Dual Layer tem um custo benefício melhor que o DVD, mas a sua escolha não deve se resumir apenas a isso. Antes de escolher é preciso levar em conta a sua necessidade. Se você não precisa de muito espaço de armazenamento, um simples DVD já resolve seu problema (e sai bem mais barato). Já se você precisa guardar o máximo possível de informações, um mídia DVD Dual Layer é a a melhor opção.
Por fim, depois de decidir qual mídia usar, verifique no manual do seu leitor com quais formatos ele é compatível. Somente com essa informação em mão, você poderá comprar seu disco, sem correr o risco de descobrir mais tarde que a mídia não pode ser usada nesse leitor.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.