quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Site mostra ambientes de trabalho criativos ao redor do mundo

Site mostra ambientes de trabalho criativos ao redor do mundo


por Adeline Daniele

Lego
Escritório da LEGO em Istambul
Divulgação/ Office Snapshots


Criar o ambiente de trabalho perfeito para os funcionários é um dos maiores desafios de empresas que desejam reter talento e obter mais produtividade.

E essa não é uma tendência apenas em companhias com a cultura do Vale do Silício, como Google e Facebook. Afinal, construir escritórios criativos, que combinam o ambiente colaborativo com a flexibilidade no trabalho já é preocupação de várias empresas ao redor do mundo.  

Foi pensando nisso que Stephen Searer resolveu criar o Office Snapshots, o serviço para consultar e publicar fotos dos escritórios mais criativos ao redor do mundo.

Lançado em 2007, o site surgiu como um projeto paralelo divertido para Stephen, que na época trabalhava como professor.

À INFO, ele diz que se inspirou pelos modelos de escritório do Google. “Eu comecei o Office Snapshots há uns oito anos, naquela época não havia nenhum lugar onde as pessoas pudessem saber mais sobre design de escritórios”, diz Stephen.

O objetivo do Office Snapshots é publicar fotos dos ambientes de trabalho com ótimos designs pelo mundo. E isso beneficia tanto as companhias quanto designers de escritórios e profissionais, que podem enviar fotos e informações sobre esses locais.

“As companhias gostam de publicar seus ambientes de trabalho para atrair novos talentos. Se um candidato em potencial precisa escolher entre duas empresas diferentes e uma delas tem um bom ambiente para trabalhar, isso conta mais pontos para ela recrutá-lo”, explica o empreendedor.

O método para publicação das fotos é bem simples: ao submeter um novo design de escritório, o site avalia as imagens e pede detalhes como tamanho, localização, produtos usados, entre outras informações sobre o lugar em questão.

Com isso, a ideia é não apenas fornecer imagens bonitas, mas também informar onde, quando, por que e como aquele design foi criado. “Muitos de nossos leitores são designers e arquitetos, então saber mais sobre cada ambiente é uma maneira de ajudá-los a ficar em dia com as tendências da indústria”, afirma Stephen.

E está enganado quem pensa que no Brasil não há excelentes espaços de trabalho. Empresas como Samba Tech, Walmart, e Yahoo! estão presentes entre os escritórios criativos para trabalhar no Office Snapshots. E qualquer pessoa pode enviar o local onde trabalha ou sua própria empresa para divulgar na página, basta clicar no botão Submit e preencher o formulário com seus dados.

Além das fotos e informações sobre os ambientes de trabalho, o site também possui uma seção com artigos sobre design, eventos e até mesmo dicas de carreira.

Há três anos, Stephen passou a se dedicar totalmente ao site e está impressionado com o crescimento de sua plataforma. Ao ser questionado sobre como seria seu ambiente de trabalho ideal, ele responde: “O espaço de trabalho ideal é aquele que proporciona o equilíbrio de espaços para os vários tipos de tarefas que serão executadas”.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.