segunda-feira, 23 de março de 2015

Confira os cinco melhores apps para escanear documentos pelo celular

Confira os cinco melhores apps para escanear documentos pelo celular

Barbara Mannara
Para o TechTudo

Uma das funções mais úteis dos smartphones é poder servir como scanner para seus documentos. Dessa forma, você pode enviar a versão digitalizada por e-mail, salvar em um serviço de nuvem ou até compartilhar com amigos. Para ajudar, veja uma lista com cinco aplicativos gratuitos para essa função, tanto no Android quanto no iOS. O processo utiliza apenas a câmera do seu celular.


1. TinyScan
Para começar, o aplicativo permite que o usuário selecione uma imagem da galeria ou registre uma foto pela câmera do celular. Depois o TinyScan permite fazer ajustes em áreas do documento e escolha o tamanho do papel, dentre A4, papel carta, A3, A5 e outros. Caso o ambiente esteja com iluminação fraca, é possível usar o flash da câmera.

Um fator interessante é que após o registro e análise da imagem, o usuário pode fazer ajustes de contraste e tonalidades para deixar o documento com uma melhor visualização. Por fim basta salvar o documento na galeria do aparelho e compartilhar via e-mail, caso prefira. O TinyScan está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

2. Genius Scan
O Genius Scan oferece uma aplicação interna para registrar a imagem do documento ou escolher na galeria do celular. Depois será necessário selecionar a área que deseja salvar, arrastando as linhas de ajuste na tela para as laterais, topo e base. O app faz um autoajuste das tonalidades para deixar o fundo branco e as letras em destaque, mas escuras.

É possível escolher configurações para preto e branco ou documento em cores. Para finalizar, o usuário pode salvar o documento em PDF no celular ou compartilhar em outros serviços, como e-mail. O Genius Scan pode ser baixado de forma gratuita em aparelhos Android e iOS.

3. CamScanner
Para começar a usar, o aplicativo pede para fazer um rápido cadastro via e-mail ou telefone. O CamScanner apresenta interface em português e permite que o usuário escolha uma foto na galeria do celular ou registre uma nova no mesmo momento. Depois é solicitado ao usuário o ajuste das dimensões do documento, arrastando a ferramenta na tela. É possível ver os detalhes com a ação de zoom automático, rotacionar e mais.

O app oferece uma interface mais intuitiva e completa. Depois que a imagem é analisada e recortada, o usuário pode optar por fazer um ajuste automático, salvar a versão original, clarear a imagem, aprimorar as tonalidades, colocar em preto e branco e mais.  Uma ferramenta na base do app permite arrumar níveis de contraste e brilho, por exemplo. Por fim, o usuário pode enviar ou compartilhar o documento nos formatos em PDF e JPG. O CamScanner está disponível em versão gratuita para Android e iOS.

4. ScanWritr
O aplicativo oferece uma interface em português e não precisa de cadastro para começar a usar. É necessário adicionar uma nova imagem da galeria do celular ou registrar com a câmera. Durante o processo de registro, o usuário já consegue ter uma noção do recorte do documento.

Depois, o app ScanWritr disponibiliza um ajuste automático, deixando a imagem com características de scanner. O usuário pode ajustar manualmente o nível de brilho, tonalidade e mais. O resultado será salvo na galeria interna do app e poderá ser editado com ferramentas de caneta, borracha e mais. O  ScanWritr está disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS.

5. Scanbot
O aplicativo permite escanear diversas páginas em sequência, poupando tempo em documentos longos, por exemplo. Além disso, o uso é simples e direto, sendo possível utilizar o flash da câmera para registrar fotos mais claras ou escolher uma imagem na galeria do celular. Depois o aplicativo exibe uma série de recursos para edição, com possibilidade para rotacionar, recortar, além de escolher aplicações de brilho e cor.

Por fim, o serviço oferece uma função para fazer envio automático para o serviço de nuvem que desejar, como Dropbox, Google Drive, Evernote e mais. Também é possível compartilhar e enviar via e-mail. O Scanbot está disponível para Android e iOS de forma gratuita e com interface em português.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.