terça-feira, 31 de março de 2015

‘Formigas robôs’ podem ser futuro do trabalho em fábricas; entenda

‘Formigas robôs’ podem ser futuro do trabalho em fábricas; entenda
 JULIANA PIXININEPara o TechTudo

Uma empresa alemã desenvolveu “formigas robôs” que podem transformar o futuro do trabalho, apresentando alta eficiência em fábricas. O modelo, chamado de BionicANT, cujo corpo é criado através de impressora 3D, tem aproximadamente o tamanho de uma mão e funciona imitando o comportamento cooperativo dos insetos de verdade.
BionicANT promete transformar o trabalho em fábricas no futuro (Foto: Divulgação/Festo)
O grande objetivo do projeto é a criação de agentes inteligentes que podem trabalhar de forma eficiente em fábricas do futuro, pois se adaptam a diferentes necessidades de produção. Desenvolvidas pela Festo, uma empresa de engenharia alemã, as formigas artificiais são capazes de tomar decisões individuais que se relacionam com um objetivo comum, assim como acontece no Reino Animal.
Os insetos robôs possuem um design único, com corpo de plástico impresso em 3D com circuitos eletrônicos sobrepostos no topo com uma máquina. As seis patas e garras das formigas são feitas de forma que permitem se dobrar com rapidez e precisão, usando pouca energia e mantendo-se compacta.
formiga 3d  (Foto: Reprodução/Youtube)
Cada formiga conta com uma câmera estéreo na cabeça, para ajudar a determinar sua localização e identificação de objetos que podem ser agarrados com pinças abaixo do seu queixo. Sensores de pavimento também ajudam a ter uma noção do seu entorno, enquanto usam redes sem fio para se comunicar.
Ainda, o trabalho em equipe permite que elas concluam tarefas complexas que não conseguiriam realizar por conta própria, como mover um objeto grande. Dessa forma, prometem ser importantes e capazes de revolucionar o trabalho de produção em fábricas no futuro. As formigas biônicas serão apresentadas na Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de abril.
Confira um vídeo das BionicANTs:

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.