Google teria descoberto como impedir pessoas de mentir na Internet
O ranqueamento de sites do Google
pode mudar em breve. Por conta de um algoritmo um pouco ultrapassado
usado até hoje, muitos sites com conteúdos bons acabam ficando com
posicionamentos pior do que deveriam nas buscas. O que é ruim para os
usuários. O Google
estaria, então, desenvolvendo um sistema para mudar este cenário e
aumentar a relevância dos resultados "de verdade". Isso quer dizer que,
em breve, histórias mentirosas (famosos hoaxes), vão sumir da busca.
O que estaria acontecendo atualmente, segundo a NewScientist, é que
páginas que são mais linkadas em outros sites ganham um lugar melhor nos
resultados do buscador. Isso seria uma maneira de o Google exibir
apenas conteúdo confiável, já que está sendo reproduzido por diversas
pessoas. Porém, na prática, o que acontece é que qualquer um pode linkar
algum tipo de conteúdo, espalhá-lo e ganhar um bom ranking, ou mesmo
uma mentira ganhar popularidade.
O algoritmo já foi ajustado e
modificado centenas ou milhares de vezes nos últimos anos, mas este
ainda é o seu funcionamento básico. Os engenheiros do Google, no
entanto, querem fazer com que não sejam simplesmente exibidos os sites
“mais populares”, e sim os “melhores”. A ideia agora é de contar com
“fatos”, e não simplesmente “links” que direcionam para a página.
Segundo
o site Business Insider, para resolver o problema, o Google está
desenvolvendo uma nova mecânica de busca que utiliza a qualidade do
conteúdo como base para fazer o ranking de seus resultados. Eles vão
usar o Knowledge Vault (Cofre do Conhecimento), uma espécie de enorme
banco de dados com informações confiáveis sobre diversos assuntos
acumulados ao longo dos anos.
Tudo o que eles têm lá são os
“fatos” que serão analisados. Sites com informações verídicas seriam bem
posicionados no topo, enquanto os que têm detalhes conflituosos
ficariam mais abaixo na busca.
No entanto, ainda não há nenhuma
confirmação do Google sobre a aplicação deste novo método. Ao Business
Insider, a gigante de Internet disse que este é só um trabalho de
pesquisa, e que ainda não há planos específicos de implantação nos
resultados de busca. Resta, apenas, aguardar.
Via NewScientist e Business Insider
Fonte: TechTudo
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