terça-feira, 24 de março de 2015

Pesquisadores criam fibra que pode fazer tecidos produzirem luz própria

Pesquisadores criam fibra que pode fazer tecidos produzirem luz própria 

por Gabriel Garcia 24/03/2015 10h14

Uma equipe de pesquisadores chineses desenvolveu uma fibra capaz de produzir luz. O material é suficientemente pequeno para ser costurado em tecidos, o que permitirá a criação de roupas que brilham sozinhas. A pesquisa foi publicada na edição desta segunda (23) da revista científica Nature.

As fibras usam um fio de aço inoxidável, inicialmente coberto com uma camada de óxido de zinco e depois embalado com um polímero eletroluminescente. Por fim, uma fina cobertura de nanotubos de carbono é aplicada no fio.

O aparelho funcionou por diversas horas nos testes, emitindo as luzes azul e amarela. Em teoria, esses aparelhos podem durar milhares de horas, por consumirem muito menos energia do que uma lâmpada LED. Além disso, podem emitir outras cores, já que luz gerada é refletida para todas as direções do espectro cromático.

Os pesquisadores da universidade de Fudan, em Xangai, afirmam que as fibras são ultraleves e altamente flexíveis. Ou seja, elas podem ser facilmente incorporadas em qualquer tecido.

O problema é que, atualmente, as fibras já desenvolvidas são curtas e delicadas demais para serem costuradas em tecidos, pelo menos em uma escala comercial. Se a resistência for aumentada e o diâmetro reduzido, a produção em larga escala de tecidos que se auto iluminam será possível.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.