sexta-feira, 27 de março de 2015

UFF e Prefeitura de Niterói inauguram na Reitoria novo bicicletário

UFF e Prefeitura de Niterói inauguram na Reitoria novo bicicletário 


27/3/2015Jéssica Rocha e Mia Nascimento (Estagiárias de Jornalismo)


A Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói, por meio do Programa Niterói de Bicicleta, firmaram mais uma parceria, dessa vez em prol da mobilidade urbana com o incentivo ao uso de bicicletas. Nesta quinta-feira, 26 de março, foram inaugurados os novos bicicletários da universidade. São cinco paraciclos, com 10 vagas cada, situados em quatro locais: um na Reitoria, dois no Campus do Gragoatá, um no Campus da Praia Vermelha e outro no Campus do Valonguinho.

O evento ocorreu no jardim da Reitoria com as presenças do Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; o vice-prefeito Axel Grael; o reitor da UFF, Sidney Mello; a coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, e o presidente da Federação Estadual de Ciclismo, Claudio Santos. 

Os equipamentos e a instalação foram viabilizados pela Prefeitura e seguem o padrão do Plano Cicloviário de Niterói. De acordo com a coordenadora Isabela Ledo de Bicicleta o programa conta com 30 km de infraestrutura cicloviária, entre ciclovias e ciclofaixas. ”O Programa é uma iniciativa da atual gestão municipal, alocada no Gabinete da Vice Prefeitura, com o principal objetivo de promover a cultura cicloviária na cidade”, ressalta. 

“A UFF tem fortalecido várias parcerias com a Prefeitura, e o incentivo à mobilidade urbana pelo uso da bicicleta é uma delas. Com seu apoio, interligamos os nossos ‘campi’ por ciclovias, permitindo acesso mais fácil e seguro à universidade por meio da um veículo sustentável”, afirmou o reitor Sidney Mello. “A instalação dos novos bicicletários na UFF faz parte de um projeto para toda a cidade”, completou. 

A UFF marca presença na vida dos habitantes da cidade com diversas atividades culturais, de pesquisa, ensino e extensão. Hoje, a universidade tem 22.527 alunos matriculados em Niterói e cerca de 6 mil servidores, entre professores, técnicos-administrativos e terceirizados. Para o prefeito Rodrigo Neves, a UFF é um patrimônio de Niterói, com ampla capacidade de produzir conhecimento e contribuição para o desenvolvimento da cidade. “Nesta gestão municipal já foram instalados 183 suportes para bicicletas (paraciclos), totalizando 366 vagas para bicicletas. Incluir a UFF no programa é de extrema importância para a população” 

Segundo Gabriel Vitorino, que coordena a campanha de incentivo ao uso da bicicleta na universidade, a instituição tem trabalhado com ações de apoio à prática de atividades físicas por meio do programa UFF Ativa. Para o coordenador do UFF Ativa, Fernando Araújo, a implantação dos bicicletários incentiva a prática de exercícios, inclusive para aqueles que por falta de tempo não podem realizar. 
“Ter a bicicleta como meio de locomoção dos alunos entre os “campi” da instituição é um dos objetivos do UFF Ativa”. O projeto busca fomentar as atividades esportivas coletivas dentro da universidade e oferecer uma demanda de atividades, que serão realizadas com o apoio de diversos cursos. 

O uso do bicicletário é destinado ao público em geral: servidores técnico-administrativos, professores, alunos, terceirizados e a qualquer pessoa que visite a universidade. A previsão é de que até o final desse ano mais 100 novas vagas sejam disponibilizadas, atendendo toda a universidade. 

Niterói de Bicicleta
Niterói de Bicicleta é um programa da Prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana focada no uso da bicicleta como meio de transporte. Implantado pela atual gestão, o programa é responsável por diversas ações para estimular o uso da bicicleta como opção de transporte na cidade. 
A meta do Programa Niterói de Bicicleta para 2015 é implantar pelo menos mais 15 km, com o objetivo de se chagar a 60 km de malha cicloviária até o final desta gestão. 
Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.