quarta-feira, 22 de abril de 2015

Adeus, preguiça! Gadget curioso promete mudar vida dos 'acomodados'

Adeus, preguiça! Gadget curioso promete mudar vida dos 'acomodados'

por JULIANA PIXININE

Para o TechTudo

Esqueça o Apple Watch e outros gadgets vestíveis para te ajudar a melhorar sua saúde. Pelo menos, essa é a proposta do MOTI, um curioso dispositivo que promete mudar a vida dos preguiçosos de uma forma muito mais simples: chamando a atenção do usuário, literalmente. Será que funciona?

MOTI promete te ajudar a deixar a preguiça de lado (Foto: Divulgação/MOTI)
MOTI promete te ajudar a deixar a preguiça de lado (Foto: Divulgação/MOTI)

Kayla Mathew, criadora do aparelho, afirma que o objetivo de MOTI é encorajar as pessoas a deixarem a preguiça de lado e cumprirem suas tarefas, mesmo que precise ser um pouco “desagradável” para isso. Enquanto os smartphones e gadgets vestíveis são discretos, o MOTI não é. Ele funciona como uma espécie de alarme silencioso para deixar as pessoas mais ativas.
O usuário irá programar qual a sua tarefa, seja ela beber água regularmente, praticar exercícios ou o que mais você quiser, e o gadget irá piscar com uma luz vermelha, e vibrar. Enquanto você não levantar, a frequência irá aumentar. É importante deixá-lo em um lugar onde possa ser facilmente visto para que você não o ignore.

MOTI te incentiva a cumprir tarefas e depois te recompensa (Foto: Divulgação/MOTI)
MOTI te incentiva a cumprir tarefas e depois te recompensa (Foto: Divulgação/MOTI)

Além de lembrá-lo de cumprir suas metas diárias, MOTI também irá recompensá-lo quando você cumpri-las, mudando de cor e proporcionando um ambiente mais tranquilo. Para Kayla, o diferencial do dispositivo é que ele usa os três passos para você cumprir qualquer tarefa: um gatilho, uma rotina e uma recompensa.

Ele pode ser simples, mas foi pensado assim justamente para contrastar com a grande quantidade de aplicativos e acessórios tecnológicos voltados para a saúde. Além de ser mais simples de usar, ainda se torna mais difícil ignorar suas “notificações” comparado com o que acontece na tela do smartphone, por exemplo.

O gadget possui três protótipos de versões diferentes (Foto: Divulgação/MOTI)
O gadget tem três protótipos de versões diferentes (Foto: Divulgação/MOTI)

Até o momento, existem três protótipos de versões diferentes do MOTI, um com “orelhas”, um com “braços” e outro com o formato imitando um olho. Acredita-se que isso faz com que as pessoas se sintam observadas e, portanto, mais motivadas a deixar a preguiça de lado e cumprir suas tarefas.
O modelo ainda está em fase de desenvolvimento e deve chegar ao mercado no próximo semestre. Porém, 50 modelos em beta foram disponibilizados para quem se inscreveu. Eles já estão esgotados, mas você pode se inscrever para uma próxima leva que provavelmente virá.

Confira um vídeo do MOTI:

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.