quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cansado de fazer comida? Conheça o robô que é o melhor chef de cozinha

Cansado de fazer comida? Conheça o robô que é o melhor chef de cozinha

por FELIPE ALENCAR
Para o TechTudo

Um Robô-chef promete acabar com a dor de cabeça de quem não gosta de comandar a cozinha. A empresa Moley Robotics revelou um protótipo que sabe cozinhar tão bem quanto um verdadeiro chef de cozinha, imitando movimentos delicados e estilo de cozinhar. A ideia é que ele trabalhe em casas, já que ele ainda executa as tarefas lentamente (o que não seria interessante para indústria, por exemplo).

Robô-chef consegue imitar os movimentos das pessoas e preparar ótimos pratos (Foto: Reprodução/YouTube)

Para a mágica acontecer, usa-se uma tecnologia de captura de movimentos que entende todas as ações de uma pessoa real e as transmite para o robô que, por sua vez, imita com perfeição os movimentos. A ideia é que a similaridade com os nossos movimentos se reflitam em uma comida tão boa quanto. Já imaginou ter o gostinho da comida da sua mãe ou avó mesmo quando elas estiverem longe?
Robô que cozinha (Foto: Reprodução/Youtube)

As mãos do robô-chef foram criadas pela empresa Shadow Robotics e são extremamente complexas. Elas são formadas por 20 motores, 24 articulações e 129 sensores que dão toda a habilidade para esse robô recriar as ações das pessoas, seja amassar uma batata ou bater claras de ovos. No futuro, a empresa espera que a máquina seja capaz de analisar os dados gerados e aperfeiçoar ainda mais a comida.
Este robô cozinheiro está sendo demonstrado na feira industrial Hannover Messe, que está ocorrendo na Alemanha. A Moley Robotics está planejando lançar uma versão deste robô mais compacta em dois anos. Ela incluirá também uma máquina de lavar louça e um frigorífico embutido. Porém, este brinquedinho não sai nada barato. A versão doméstica custará pouco mais de US$ 14 mil (o que dá mais ou menos R$ 43 mil em conversão direta).

Veja vídeo que mostra o robô em ação:


Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.