terça-feira, 28 de abril de 2015

Conferência internacional sobre software reúne especialistas na UFF

Conferência internacional sobre software reúne especialistas na UFF

27/4/2015Jorge Pessano 


O Instituto de Computação vai promover entre os dias 14 e 16 de outubro, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da universidade, a 12ª Conferência Internacional sobre Aspectos Formais de Componentes de Software. Organizado pelo professor Christiano Braga, o evento contará também com a participação dele na coordenação do comitê de programa, cujo trabalho será dividido com o professor Peter Olvezcky, da Universidade de Oslo, na Noruega. Durante a conferência, serão abordados os métodos formais utilizados na ciência da computação, que são técnicas rigorosas, matematicamente fundamentadas, para o desenvolvimento de software.
A programação completa, horários e o valor da inscrição, que serão diferenciadas para a comunidade da UFF, ainda estão sendo definidos. No entanto, de acordo com o professor Braga, o prazo máximo para envio de artigos é 22 de junho, e para os resumos é 28 de junho. Cerca de 60 pessoas deverão participar da conferência, dentre alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de computação. 
Ainda segundo o professor, três palestrantes confirmaram presença: Martin Wirsing, professor titular da Universidade Ludwig-Maximillians, na Alemanha, especialista em Métodos Formais para a Computação; David Deharbe, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Métodos Formais para a Computação; e Renato Cerqueira, pesquisador sênior da IBM Research Brasil e especialista em componentes de software.
Para Christiano Braga, coordenador do Language-driven Software Engineering Group, que lida com modelos formais aplicados à engenharia de software, incluindo componentes de software, a conferência vai possibilitar aos estudantes e pesquisadores do estado, em particular da UFF, a participação num fórum de reconhecimento internacional, que “sem dúvida, proverá uma importante fonte de conexões e conhecimento”. Da mesma forma, enfatiza, “almeja-se atrair o interesse de renomados cientistas nos grupos de pesquisa aqui já estabelecidos”. Vale salientar que apenas a Região Metropolitana do Rio de Janeiro conta com ao menos seis programas de pós-graduação “stricto sensu” na área da ciência da computação. 
Outras informações em http://facs2015.ic.uff.br ou pelo telefone 2629-5665.


Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.