terça-feira, 28 de abril de 2015

Funcionários da Samsung desenvolvem app para ajudar pacientes com Alzheimer

Funcionários da Samsung desenvolvem app para ajudar pacientes com Alzheimer 

Gustavo Gusmão, de INFO Online 27/04/2015 19h52  

memorybackup
Um grupo de funcionários da Samsung na Tunísia lançou na última semana um aplicativo voltado para pessoas em estágios iniciais de Alzheimer. Chamado de Memory Backup (Backup de Memória, em tradução livre), o programa funciona como um “simulador de lembranças”, segundo comunicado divulgado pela empresa sul-coreana.

O aplicativo usa Bluetooth para identificar e notificar o paciente quando algum parente ou amigo chega perto, e exibe dados sobre eles na tela do celular. Fotos, vídeos e textos são mostrados de forma a tentar estimular a memória do usuário, que deve conseguir lembrar de quem está nos arredores.

Para que a ferramenta funcione, no entanto, é preciso tê-la instalada nas duas pontas e que ambos os lados tenham um perfil pronto. Os arquivos que serão exibidos na tela do paciente na aproximação, por sua vez, precisam ser incluídos manualmente.



O Memory Backup teve o desenvolvimento iniciado por Azer Jaafoura e “alguns de seus colegas” funcionários da Samsung na Tunísia. Posteriormente, o grupo recebeu ajuda de uma agência de publicidade local e da Associação Tunisiana de Alzheimer, que ficou responsável por testar o aplicativo – e diz ter obtido bons resultados pelo estímulo de memória.

Por ora, o app tem versão apenas para Android e está disponível em inglês e francês. Não há informações sobre a inclusão de novos idiomas, mas o programa deve receber novas funções – como um localizador GPS – em breve, segundo o comunicado da empresa sul-coreana.

Fonte: SamsungTomorrow

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.