quarta-feira, 22 de abril de 2015

Noruega será primeiro país do mundo a desativar rádios FM

Noruega será primeiro país do mundo a desativar rádios FM

 por Gabriel Garcia 20/04/2015 10h28

A Noruega irá destivar todas as rádios FM no país a partir de 2017. O ministro da Cultura norueguês formalizou nesta semana um plano de transição, fazendo com que o país seja o primeiro lugar do mundo a acabar com a frequência modulada. A Noruega irá adotar a rádio digital como padrão nacional.

Uma declaração divulgada nesta semana confirma a data da mudança, que havia sido proposta em 2011. O governo norueguês concluiu que o país consegue atender a todas as especificações necessárias para fazer a transição do sistema analógico para o digital.

"Ouvintes terão acesso a conteúdo de rádio mais pluralista, além de aproveitarem uma melhor qualidade de som e novas funcionalidades", afirma Thorhild Widvey, ministro da Cultura da Noruega. "A digitalização também irá melhor o sistema de emergências, facilitar o aumento da competição e oferecer novas oportunidades para inovação e desenvolvimento."

O sistema digital a ser usado pelas rádios norueguesas será o Digital Audio Broadcasting (DAB), um padrão usado principalmente na Europa. O DAB oferece atualmente 22 frequências nacionais, ao contrário dos cinco que o sistema FM possui. O custo da transmissão digital é oito vezes menor do que a analógica.

No Brasil, um conselho para discutir a digitalização das rádios foi formado em 2007. Atualmente, o grupo está definindo o melhor padrão a ser usado no país. O DAB, que será usado pela Noruega, é um deles.

Fonte: Radio.no

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.