quarta-feira, 29 de abril de 2015

Novo estudo mostra como baterias de lítio-íon explodem

Novo estudo mostra como baterias de lítio-íon explodem 

AFP, 29/04/2015 13h06


bateria
Segundo os pesquisadores, entender como as baterias explodem é importante para torná-las mais seguras

Elas estão presentes em nossos telefones ou aviões, mas podem explodir em caso de superaquecimento. Para entender melhor como as falhas ocorrem em baterias de lítio-íon, pesquisadores desenvolveram um método descrito em estudo publicado nesta terça-feira (28).

Compreender como as baterias explodem é importante para torná-las mais seguras, estimam os estudiosos, que publicaram o trabalho na revista Nature Communications.

Embora a probabilidade de falha seja relativamente baixa, "vários incidentes de alto perfil têm destacado a necessidade de baterias mais seguras", explicaram.

Os investigadores têm explorado as mudanças que ocorrem dentro e fora de duas baterias expostas a altas temperaturas, usando uma técnica de imagem de raios X.

Esta é a primeira vez que alguém foi capaz de observar uma explosão da bateria usando raios-X, disse Paul Shearing, pesquisador da University College de Londres e coautor do trabalho.

Combinando imagens de raios-X de alta velocidade a uma técnica de imagem radiográfica térmica, os pesquisadores puderam observar como o superaquecimento provoca bolsas ??de gás nas baterias, afetando suas várias camadas internas.

Graças a este método, "somos capazes de descrever como a explosão começa e como ela se espalha em diferentes partes da bateria", explicou Paul Shearing.

As baterias foram colocadas em "um ambiente extremo", acrescentando "uma grande quantidade de calor externo para produzir uma explosão", continua.

"Esta técnica vai oferecer uma avaliação da capacidade de baterias diferentes, como eles envelhecem, se degradam e explodem", segundo o pesquisador.

Os pesquisadores descreveram a experiência em um postado no canal YouTube da University College de Londres:


Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.