segunda-feira, 13 de abril de 2015

Novo presidente do Ipea defende diversidade de pesquisas com base científica

Novo presidente do Ipea defende diversidade de pesquisas com base científica

Criado em 09/04/15 17h55 e atualizado em 09/04/15 18h15 
Por Marcelo Brandão Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil


O novo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé José Freire de Souza, tomou posse na tarde desta quinta-feira (9), na sede da entidade, em Brasília. Em seu discurso, Freire defendeu a diversidade de pesquisas, e disse que “por um lado pretendemos garantir a diversidade de pesquisas e, por outro, responder com as armas da ciência aos desafios que a sociedade necessita e espera como contribuição”.

Ele explicou que política e ciência são duas áreas que se relacionam. “Para mim, ciência e política são indissociáveis. A ação social, como se dá em qualquer esfera da vida, precisa dessas duas perspectivas como aliadas. Não perceber isso, abre o flanco para intenções mesquinhas. O Brasil necessita da grandeza de nós todos”, salientou. Ele preferiu não falar sobre o que espera de seu trabalho na entidade, e pediu alguns dias para se familiarizar com o Ipea, ao qual acabou de chegar.

Freire ocupa a vaga deixada por Sergei Suarez Dillon, exonerado. Freire é graduado em direito e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília. Tem doutorado em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, da Alemanha, e pós-doutorado em filosofia e psicanálise pela New School for Social Research, de Nova York. É autor e organizador de 20 livros sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo.

Presente à posse, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Roberto Mangabeira Unger, exaltou o trabalho do Ipea para auxiliar um “projeto de construção do Brasil”. Segundo ele, "a SAE e o Ipea existem para auxiliar no projeto de construção do Brasil. O Ipea não é apenas para ajudar a definir um plano do governo que está momentaneamente no poder. O Ipea trabalha na definição de um projeto de Estado do Brasil”.

Unger fez longo discurso sobre problemas enfrentados pelo Brasil. Entre os temas abordados, criticou o modelo atual de ensino. No seu entender, “um novo projeito nacional é um projeto produtivista e nacionalizador, acompanhado por uma revolução na educação pública. Nosso ensino público é uma imitação do ensino francês do século 19, baseado em decoreba. Nosso método de ensino é uma camisa de força dogmática. É hora de tirar essa camisa de força”.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.