sexta-feira, 24 de abril de 2015

Radioenlace é testado com sucesso na UFF

Radioenlace é testado com sucesso na UFF

Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)
24/4/2015

O radioenlace foi testado com sucesso pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). O equipamento foi ativado automaticamente no dia 7 de abril, com o rompimento de um cabo de fibra ótica a 21,5 quilômetros da UFF, na altura da Avenida Francisco Bicalho, Rio de Janeiro. 
Caso ocorra um novo incidente no cabo, o enlace redundante é acionado automaticamente e todo o fluxo de dados/informações é transferido para esse caminho alternativo, de maneira imperceptível para os usuários. 
Segundo o coordenador técnico da STI, Leonardo Rizzo, quando um cabo de fibra ótica era rompido, toda a universidade ficava sem acesso à internet até que fosse providenciado o reparo. Desta forma, o desenvolvimento das atividades de projetos acadêmicos, institucionais e administrativos que dependem da troca de informações e dados pela internet ficava prejudicado.
“Com o objetivo de minimizar a possibilidade dessas ocorrências, fez-se necessário projetarmos uma segunda forma de acesso. Optamos então pela tecnologia de radiofrequência, que consiste em um par de equipamentos (um na UFF e outro no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) que se comunicam utilizando antenas instaladas nos telhados de ambos os prédios, emitindo sinais de rádio sobre a Baía da Guanabara”, explicou Rizzo. 
O projeto traz mais estabilidade no acesso à internet, mas não significa que a rede não vai “cair” em momento nenhum. “Outras questões estão sendo ponderadas e deverão ser implementadas ao longo do ano, para elevar ainda mais o grau de disponibilidade e estabilidade da Rede UFF”, completou. 
Rede UFF
A UFF tem uma rede local que interliga todos os computadores, inclusive os dos “campi” do interior, chamada Rede UFF. O provedor de acesso usado para que estes computadores tenham acesso à internet é a Rede Rio, o mesmo utilizado pela maioria das universidades no estado. 
Para conectar a Rede UFF à Rede Rio – que está hospedada no prédio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, na Urca, Rio de Janeiro – foi utilizado um cabo de fibra ótica com 38,5 quilômetros de comprimento. 



Fonte: UFF Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.