segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tecnologia inovadora pode acabar com acidentes entre drones; entenda

Tecnologia inovadora pode acabar com acidentes entre drones; entenda

por FILIPE GARRETT
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolvem um inovador sistema de controle de voo para drones que pode acabar com acidentes que envolvam os pequenos robôs. A ideia é acoplar uma série de sensores e sistemas para monitorar a operação dos robôs voadores, evitando riscos de acidentes. Através de leitura do ambiente em que a máquina está, o sistema pode se preparar para perdas de sinal de GPS e garantir que o voo continue em segurança.


Com sensores e câmera, drone consegue interpretar o ambiente e suas condições. Em caso de risco, sistema assume o controle para impedir queda (Foto: Divulgação/Universidade de Zurique)
Com sensores e câmera, drone consegue interpretar o ambiente e suas condições (Foto: Divulgação/Universidade de Zurique)

Um dos grandes problemas para quem usa drones que navegam via GPS, e para empresas que buscam desenvolver sistemas de entrega automatizados, é a perda de sinal em determinadas situações. Numa área de sombra, o drone perde a localização e se o hiato de conectividade com o GPS for longo o suficiente, ele pode cair e acabar perdido.

O sistema desenvolvido pelos cientistas suíços busca resolver esse problema. Acoplando um microprocessador, uma câmera, um sensor de inércia e um sensor de distâncias, o sistema criado na universidade permite que o drone, em caso de perda do sinal de GPS, calcule sua distância para possíveis obstáculos e mantenha o voo estável até que a conexão seja recuperada. Mais do que monitorar o voo constantemente em busca de marcos no terreno, a câmera cria um mapa 3D do solo, identificando pontos planos e íngremes para que o sistema tenha dados o suficiente na hora de escolher possíveis pontos de pouso.


Tecnologia suíça permite que voo seja seguro, mesmo em lugares estreitos e com baixa leitura de GPS (Foto: Divulgação/Universidade de Zurique)
Tecnologia suíça permite que voo seja seguro, mesmo em lugares estreitos e com baixa leitura de GPS (Foto: Divulgação/Universidade de Zurique)

Em situações mais complicadas, em que o sistema detecta que o equipamento está em queda, ou em lugar com vento forte, a câmera trabalha para localizar pontos de referência no entorno. A informação é combinada com as leituras dos outros sensores para que o drone possa retomar o voo em segurança. Nos casos em que a retomada do voo é impossível, a tecnologia assume o controle para dar início a um procedimento de pouso em segurança.

Em desenvolvimento, ainda não se sabe quando esse tipo de recurso estará disponível para o mercado. Contudo, o sistema parece bastante evoluído, já que é capaz de controlar drones em situações de risco mesmo em corredores estreitos.
No vídeo abaixo, repare que é possível arremessar o drone ao ar e, instantaneamente, o sistema toma controle do voo, impedindo uma queda. Segundo os pesquisadores, não importa o estado inicial do drone, o equipamento sempre terá tempo para controlá-lo.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.