quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bebidas em cápsula? Entenda como a tecnologia funciona

Bebidas em cápsula? Entenda como a tecnologia funciona

por GABRIELLA FISZMAN Para o TechTudo

Depois que a primeira máquina que faz bebidas em cápsula chegou ao Brasil, a tecnologia levantou muitas dúvidas. Essa semana a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool e a Ambev anunciaram o início da joint venture B.blend Máquinas e Bebidas S.A, uma iniciativa que tem como objetivo vender bebidas não-alcoólicas em cápsulas para a máquina Brastemp B.blend. Mas como essa "mágica" acontece? Quanto essa tecnologia custa? Apesar de parecer coisa "do futuro", o TechTudo explica que tudo é muito simples e esclarece outras possíveis questões. 

bblend (Foto: Divulgação/bblend.com)
B.blend produz uma variedade de bebidas em cápsulas, quentes ou frias, com ou sem gás (Divulgação/bblend.com)

A máquina
Não tem mistério, as máquinas de bebida em cápsula são simples e lembram aquelas que fazem cafés expressos. O diferencial dessa tecnologia é que ela é a primeira plataforma de bebidas em cápsula all-in-one (tudo em um, em tradução direta), que funciona ainda como um purificador de água - os produtos que existiam, anteriormente, só eram capaz de produzir um único tipo de bebida. A tecnologia identifica automaticamente a bebida e a prepara para o consumo.


A Brastemp B. blend está disponível nas cores graphite (grafite), pepper (vermelha) e berry (roxa) (Divulgação/ bblend.com)
A Brastemp B. blend está disponível nas cores graphite (grafite), pepper (vermelha) e berry (roxa) (Divulgação/ bblend.com)

Como funciona?
Cada cápsula tem um código de barras e quando ela é inserida no compartimento da máquina, um leitor digital identifica aquele código e reconhece automaticamente qual o tipo de bebida que deverá ser produzido. Assim, o aparelho sabe a quantidade exata de água que precisa colocar, além dos outros componentes da bebida – como quantidade de outros líquidos. Simples, né?

Cápsulas possuem 20 sabores diferentes de bebidas (Divulgação/ blend.com)
Cápsulas possuem 20 sabores diferentes de bebidas (Divulgação/ blend.com)
Disponibilidade

Como ainda é novidade, a máquina só está à venda na web e faz entrega apenas nas cidades de São Paulo, Campinas e região. O conjunto com a máquina e um pacote com 100 cápsulas (com três tipos de combinações de bebidas) sai por R$ 3.499 para os 500 primeiros compradores. Um preço alto e para poucos, mas a expectativa é que o mercado cresça e a tecnologia fique mais acessível.
Concorrência
No começo deste ano, a Coca-Cola fechou um acordo de US$ 1,25 bilhão para comprar 10% da empresa de cápsulas e máquinas de café e bebidas quentes Green Mountains Coffee Roasters. Desde 2014, a gigante de refrigerantes vem deixando claro sua intenção de lançar uma máquina para bebidas geladas, bem similar a Brastemp B.blend. Agora é esperar e ver o que vem por aí (e enquanto isso a maioria de nós continua com o tradicional refrigerante de latinha). 
*Colaborou Tainah Tavares

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.