quarta-feira, 13 de maio de 2015

Bengala smart ajuda deficientes visuais a reconhecerem rostos e lugares

Bengala smart ajuda deficientes visuais a reconhecerem rostos e lugares

por JOÃO KURTZ
Para o TechTudo

Um acessório inteligente promete ajudar deficientes visuais a se locomoverem e identificar amigos e família com facilidade. Desenvolvidos por alunos da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, a bengala smart chamada “XploR” usa diversas tecnologias comuns a smartphones, mas adaptadas às necessidades destas pessoas.

Bengala smart é capaz de identificar pessoas e terá sistema de navegação  (Foto: Divulgação/Universidade de Birmingham)
Bengala smart é capaz de identificar pessoas e terá sistema de navegação  (Foto: Divulgação/Universidade de Birmingham)

O sistema de reconhecimento usa um cartão SD embutido no acessório para armazenar imagens que são usadas como referência. A detecção de pessoas tem alcance de até 10m e a bengala vibra quando um conhecido é encontrado. Além disso, ela possui um GPS embutido para ajudar na locomoção.

A bengala foi criada pelos alunos Steve Adigbo, Waheed Rafiq e Richard Howlett. Um dos recursos que eles planejam adicionar ao acessório é um sistema de navegação automático, que vai transmitir a informação relevante para um fone de ouvido através de conexão bluetooth.

Bengala smart (Foto: Divulgação)
Bengala smart usa cartão SD e GPS embutido (Foto: Divulgação/Universidade de Birmingham)

Para construir o equipamento, eles pesquisaram quais recursos seriam úteis para os deficientes, incluindo qual seria o peso ideal e como fazer para que os recursos sejam fáceis de usar. A equipe já apresentou o protótipo da bengala para médicos e cientistas em diversos países, como França e Luxemburgo. Mas como a bengala ainda está em fase de desenvolvimentos, não há expectativa de quando ela chegará ao mercado, tampouco do preço que será cobrado.
Via Engadget e Phys.org

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.